Pró Empresa e NOSi - cooperação na criação de programas para as TIC

s2sdefault

O sector das Tecnologias de Informação e Comunicação tem o potencial de trazer um grande contributo à luta contra o desemprego e a exclusão social em Cabo Verde, permitindo aos jovens o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que poderão ser disponibilizadas ao mercado nacional.

A maioria esmagadora da nossa população é jovem por isso, acreditamos firmemente, que através das tecnologias de informação podemos dar um contributo valioso para debelar o problema do desemprego jovem no nosso país.

A Pró Empresa é a entidade Gestora do Programa Start Up Jovem, um programa que visa estimular o empreendedorismo e a criação de empresas por parte dos jovens, onde uma das áreas elegíveis ao programa são as TIC.

Dentre as atribuições da Pró Empresa, configura-se a a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, e neste sentido o Instituto irá cooperar com NOSi num protocolo e criação de programas para o setor das TIC com alto impacto na nossa economia e que irá potenciar o Parque Tecnológico do NOSi que está a ser construído, tais como:

• Programa Empreendedorismo TIC

Seria um Programa semelhante ao do Programa Start Up Jovem, mas focado no sector das TIC. Com este Programa a Pró Empresa, juntamente com o NOSi, estaria a criar as condições necessárias para a implementação dos projetos que foram amadurecidos nas Universidades e que estão prontos a serem lançados no mercado.

No âmbito da parceria entre as duas instituições poderá ser criado um fundo para financiar iniciativas empresariais dos trabalhadores do NOSi, onde as suas ideias deverão ser inicialmente validadas pelo próprio Núcleo Operacional da Sociedade de Informação e o projeto deverá preferencialmente ser complementar aos serviços do Núcleo.

• Estágio TIC

O NOSi deu início a um programa de estágio acompanhado e renumerado que será renovado a cada 6 meses. Neste sentido, tendo em conta que nem todos os estagiários serão absorvidos pela empresa, mas estes terão passado por uma experiência de elevada relevância para a sua vida profissional e empresarial, a Pró Empresa deverá criar um Programa de Assistência Financeira para apoiar os que tenham uma ideia de negócio.

Acreditamos que com esta parceria, iremos impulsionar o desenvolvimento de novas iniciativas (ex.: capacitação empresarial para empresas de base tecnológica, eventos nacionais/internacionais das TIC.

s2sdefault

+ Slide
- Slide
  • 00:00