EMPRESAS CABO-VERDIANAS EM CONCURSO INTERNACIONAL
As empresas Cabo-verdianas Residencial CIMAC, Lamphope e Alkimist, participaram no programa de Aceleração RETA-T Lab Turismo, no âmbito do projeto SMARTDEST.
O SMARTDEST é um projeto da Macaronésia (Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde) que tem como parceiros Cabo-Verdianos a Pró Empresa, NOSi e Direção Geral de Turismo. O projeto promoveu um programa de Aceleração RETA-T Lab Turismo em que 20 projetos tiveram a oportunidade de desenvolver soluções para problemas identificados no sector turístico e aplicáveis a Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores.
O RETA-T Lab Turismo foi desenhado para promover, consolidar e garantir assistência técnica a projetos com soluções para problemas identificados no setor turístico e aplicáveis a destinos turísticos inteligentes e inovadores. O programa de aceleração aconteceu à distância, entre 16 de janeiro e 30 de maio deste ano, diretamente de Las Palmas. Durante esta fase os promotores receberam assistência técnica e ferramentas para elaboração do Business Plan, de especialistas internacionais. Dentre as atividades realizadas, pode-se destacar:
- 13 workshops de formação;
- 10 horas de orientação (mentoring) por projeto;
- intervenção de algumas empresas e entidades do sector turístico;
- seguimento dos projetos;
- semana de aceleraçãode projetos; semana de preparação das apresentações finais dos projetos;
- apresentação final; prémiospara os 3 melhores projetos.
- Na passada sexta-feira dia 26 de maio aconteceu a final online onde foram selecionados os três melhores projetos (ihotel; Round Route e Smartleaf), todos das ilhas Canárias.
O premio para os melhores projetos será a oportunidade de incubação por 2 meses nas incubadoras nas ilhas Canárias ou em Cabo Verde.