Cabo Verde visita ecossistema de inovação Luxemburguês

Como parte da estratégia de reforçar as medidas de fomento à criação de startups de base tecnológica em Cabo Verde, a convite da LuxDev, uma delegação cabo-verdiana esteve esta semana em missão no Luxemburgo, com o propósito de conhecer as políticas e atores do ecossistema digital daquele país.

A comitiva, composta pelo Diretor Geral do Emprego, Dr. Danilson Borges, o Presidente da PROEMPRESA, Dr. Edney Cabral, o Coordenador da Cabo Verde Digital, Eng. Milton Cabral, e o Coordenador do Programa Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa Dr. Eusébio Mora, esteve em visita de trabalho durante três dias, de 30 de agosto a 1 de setembro. Além de encontros com algumas estruturas do Governo Luxemburguês, nomeadamente do Ministério da Economia, do Ministério da Digitalização e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da agenda da missão constaram ainda visitas a atores chaves do ecossistema startups daquele país, incluindo seus programas, bem como o centro de inovação digital.

A Casa das Start-Ups, Casa do Empreendedorismo, Casa da Cibersegurança, Clube de Inovação Aberta, entre outras incubadoras, são instituições que também receberam visita da delegação. A missão resulta de uma iniciativa organizada no âmbito do Programa de apoio ao setor de Emprego e Empregabilidade, financiado pela Cooperação Luxemburguesa, que vem na sequência da Comissão de Parceria CV-LU realizada em março, onde o setor do Digital foi apontado como uma das áreas de aposta para a diversificação económica das relações entre os dois países.

 A possibilidade de colaboração com as instituições supracitadas no domínio de desenvolvimento de capacidades digitais, acesso a fundos, cyber segurança estão entre os resultados da missão. Visitas que constituem assim oportunidades para explorar novas vias de cooperação entre os ecossistemas do Luxemburgo e Cabo Verde, e discutir possíveis sinergias com instrumentos do setor privado e com a LuxDev. Ou seja, os insights partilhados ajudarão a construir pontes com diferentes parceiros do ecossistema digital da Cooperação do Luxemburgo.


Print   Email