Taxa de inflação em Cabo Verde diminui 0.3% de dezembro para janeiro

0
0
0
s2sdefault

A taxa de inflação em Cabo Verde diminuiu em 0,3% de Dezembro para Janeiro, conforme o Índice de Preços no Consumidor (IPC) divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A mesma fonte adianta que o IPC nacional registou no mês de Janeiro uma taxa de variação mensal de -0,3%, inferior em 1,2 pontos percentuais (p.p) ao mês de Dezembro “apresentando um comportamento diferente ao observado no mês homólogo do ano anterior, em que o nível médio dos preços foi nulo”.

“A variação acumulada do IPC foi de -0,3%, taxa inferior em -0,3 p.p. à observada no mês homólogo, do ano anterior”, refere documento, adiantando que a taxa de variação homóloga do IPC total no mês de Janeiro de 2020 foi de 1,7%, desacelerando -0,2 p.p., em relação ao mês anterior.

O INE refere ainda que em Janeiro de 2020, o IPC registou uma variação média dos últimos 12 meses de 1,2%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.

Em relação ao indicador de inflação subjacente, referente ao índice total excluindo energia e alimentares não transformados o INE assinalou uma variação homóloga de 1,2%, valor inferior em -0,5 p.p. ao registado em Dezembro de 2019.

O Governo inscreveu no Orçamento do Estado de 2020, uma previsão para a inflação acumulada de 1,3%.

 

Fonte: Inforpress


Imprimir   Email

Video

+ Slide
- Slide
  • 00:00