0
0
0
s2sdefault

Sistema Nacional de Inovação, foi realizado com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e liderado pela Pró Empresa. 

O estudo pretende fortalecer a capacidade nacional de Cabo Verde,  desenvolver e criar uma cultura de inovação e empreendedorismo, para promover o crescimento e apoiar o desenvolvimento económico, através da identificação das necessidades e prioridades, com base em evidências. Mas também, pretende fornecer suporte técnico para a formulação de políticas na elaboração e implementação da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento empresarial em Cabo Verde.

O resultado do projeto deverá ser o aumento da eficiência e eficácia do Sistema Nacional de Inovação através do desenvolvimento de um plano de ação para melhorar a inovação empresarial e apoiar a aplicação da ciência, tecnologia e inovação em toda a economia.

Consulte o relatório final no link abaixo

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Atenção empresários e empreendedores, a  UNIDO-ITPO Bahrain está organizando o Fórum Mundial de Investidores Empresários (WEIF), nos dias 12 e 13 de novembro de 2019  que será realizado em Ritz Carlton, Manama, em 12 e 13 de novembro de 2019, sob o tema “Alcançando os ODS através da promoção do empreendedorismo e inovação, investindo na 4ª Revolução Industrial em uma economia digital”. Vale ressaltar que o WEIF 2019 será realizado simultaneamente à Conferência Árabe de Empresários e Investidores (11 a 13 de novembro).

O evento girará em torno da inovação e do empreendedorismo, continuando a enfatizar seu papel prejudicial no crescimento econômico e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). No entanto, este ano o evento também procurará destacar os desafios e as oportunidades adquiridas pela 4ª Revolução Industrial, e o efeito que continuará a ter em questões relacionadas à inovação e ao empreendedorismo, especialmente entre os países em desenvolvimento. 

O WEIF 2019 incluirá uma conferência, reuniões bilaterais de empreendedor para empreendedor e eventos paralelos. O evento também funcionará como uma plataforma para governos, setor privado, academia, instituições financeiras, sociedade civil e empresários de todo o mundo para explorar possibilidades de cooperação, investimentos conjuntos e parcerias de negócios com possíveis contrapartes.

Serão selecionados de 2 a 3 empreendedores, conforme os critérios abaixo. Os empreendedores selecionados serão patrocinados (viagens e acomodações) para participar.

Atenção está o formulário de inscrição e a nota conceitual do WEIF 2019.

Por favor, observe abaixo os critérios para a nomeação dos empreendedores;

  • Os empresários devem ter um negócio estabelecido que esteja em operação por 2 a 5 anos
  • O setor de linha de negócios deve estar relacionado aos temas do WEIF
    • Agronegócio / Agritech
    • Meio ambiente e energia renovável
    • Indústria Verde / Tecnologia Verde
    • Saúde e bem-estar
    • Tecnologia inteligente e TIC
    • Internet das Coisas
    • Educação

 

Além dos critérios acima, os empreendedores nomeados devem fornecer um perfil de pequena empresa que inclua as seguintes informações;

  • Breve descrição de produtos e serviços
  • Volume de negócios anual
  • Número de funcionários
  • Ano estabelecido
  • O que eles pretendem alcançar participando do WEIF (B2B? Investidores? Conhecimento aprimorado? Etc.)
0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa e a BIC Business Incubation Center lançaram no dia 08 de março o Concurso Bootcamp Feminino a decorrer na cidade da Praia e no Mindelo ainda no mês de Março.


O Bootcamp Feminino é um Concurso de Inovação bastante prático, realizado pela BIC em parceria com a Pró Empresa, que irá incentivar as participantes a conceberem e desenvolverem modelos empresariais inovadores e exequíveis, que poderão vir a se candidatar na plataforma do programa Start Up Jovem ou outros programas geridos pelo Instituto.

As inscrições para o evento na cidade da Praia já estão abertas, as vagas são limitadas, garanta logo o seu lugar!

INSCRIÇÃO
Por favor, aceda ao seguinte link para se inscrever:
https://goo.gl/forms/rTcamV1QVD6DS44t2

PROGRAMA

Local : BIC
Agenda:
Sexta-feira (22/Mar)
17hr00 – Registo dos Participantes
18hr00 – Abertura
19hr00 – Criação de equipas e primeiras impressões

Sábado (23/Mar)
07hr00 – Exercícios de bem-estar e entrega de materiais de trabalho
08hr00 – Trabalhos em grupo

Domingo (24/Mar)
07hr00 – Exercícios de bem-estar
08hr00 – Trabalhos em grupo
15hr30 – Submissão dos projetos
16hr00 – Pitchs
18hr00 – Entrega de Prémios e Encerramento

PAGAMENTO

Taxa de inscrição: 500$00

Local de pagamento


- Instalações da BIC (numerário ou Vinti4)
- Depósito ou Transferência bancária:
. Banco: BCA
. Titular: Associação Business Incubation Center
. Nr. Conta: 83721962101
. NIB: 000300008372196210176
. Por favor, enviar comprovativo de transferência para o e-mail em baixo indicado.

O seu lugar só ficará reservado após o respetivo pagamento..

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

O Projeto AIODS: Promoção da Economia Circular para a luta contra a poluição marinha, recentemente Cabo Verde lançou um concurso para escolher o melhor empreendedor e o projeto mais inovador da economia circular na luta contra a poluição marinha.

As candidaturas devem chegar ao Secretariado-Geral do COI até 20 de outubro de 2019 às 23:59 CET (UTC + 4).

Ressalta-se que submissões tardias não serão consideradas, e os candidatos pré-selecionados podem ser convidados a fornecer informações adicionais.

 

Mais informações no link e aproveita esta oportunidade.

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa lançou candidaturas para a produção de uma série de 22 programas "Minuto Empreendedor" para TV, com testemunhos dos promotores beneficiados pelos programas geridos pela Pró Empresa.

As propostas deverão dar entrada na sede da Pró Empresa até às 16:30h do dia 06 de Março de 2019, sito na Avenida Cidade Lisboa - Cidade da Praia.

 

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A plataforma de inscrição online para o Cabo Verde Investment Forum, que se vai realizar nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Hotel Hilton, em Santa Maria, ilha do Sal, já está disponível através do site: http://www.caboverdeinvestmentforum.cv/ - com data de encerramento a 15 de junho.

O Cabo Verde Investment Forum (CVIF) resulta do compromisso assumido pelo Governo na sequência da Conferência Internacional “Construindo Novas Parcerias para o Desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, realizada em dezembro de 2018, em Paris.

Considerando o papel central que se espera do sector privado na promoção do desenvolvimento e do crescimento económico nacionais, com a consequente maior e melhor criação de emprego com impacto na redução das franjas de pobreza, o Cabo Verde Investment Forum (CVIF) será realizado anualmente, com o objetivo de fortalecer a cooperação empresarial e daí, ampliar as oportunidades de negócios no país e na sua zona geográfica de influência.

O Fórum tem o alto patrocínio do Gabinete do Primeiro Ministro e é organizado em parceria com a Bolsa de Valores, o setor privado nacional, através da Câmara de Comércio do Norte, a Câmara do Sotavento de Cabo Verde e a Câmara de Turismo de Cabo Verde.

Os objectivos deste evento são o aceleramento de investimentos no sector financeiro privado e público, a implementação de Projectos catalisadores que promovam o crescimento económico sustentável e a criação de emprego em Cabo Verde.

Através das ações que estão programadas, será possível promover oportunidades de negócio para o investimento, mobilizar recursos financeiros necessários para a execução de projetos e promover parcerias nos grandes setores de Cabo Verde, nomeadamente: Agronegócios, Transporte, Economia Marítima, TIC’s, Turismo, Energia e Infraestruturas.

A lotação é #limitada.

 

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A PRÓ EMPRESA iniciou esta semana de trabalho, logo na manhã, do dia 21, com uma honrosa visita do Senhor Vice-Primeiro Ministro e o Ministro das Finanças (VPM - MF), Dr. Olavo Correia.

Em análise, esteve o balanço do ano de 2018 e as perspetivas de actividades a serem desenvolvidas durante 2019. O Conselho Directivo da PRÓ EMPRESA aproveitou desta oportunidade para apresentar, em primeira mão, as iniciativas estratégicas, bem como as propostas de metas a atingir em 2019, constantes do Plano Estratégico do Instituto para 2019 - 2021. 

Nas palavras dirigidas ao Conselho Diretivo e aos colaboradores da PRÓ EMPRESA, o VPM-MF pôs o foco nos desafios atribuídos à PRÓ EMPRESA, tendo destacado de que existem recursos disponíveis para financiar as empresas na realização dos seus negócios, sendo certo que se o Instituto conseguir identificar as novas oportunidades de negócios, mais facilmente conseguirá obter os resultados pretendidos. 

Uma vez mais sublinhou que o Governo ao criar um ecossistema financeiro propício ao desenvolvimento de empresas está a garantir as condições para que as empresas possam ter espaço para investir e criar emprego para os jovens . 

Ficou ainda o compromisso de todos contribuirmos para que possamos dar um salto qualitativo que está nas nossas mãos e conseguirmos melhorar o ambiente de negócio nacional e o bem estar geral.

O nosso comprometimento em incentivar, promover e ser parceiro do empresariado nacional, foi renovado e reafirmado!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa informa aos empresários, empreendedores, promotores e ao  público em geral que foram feitas alterações no regulamento para o  acesso ao Programa de Financiamento e Assistência Técnica Express+.

A mudança mais significativa é que já não há exigência ao promotor que tenha empresa constituída e um ano de atividade.

Venha conhecer melhor as novidades no novo regulamento do programa Express+ no nosso site em (https://www.proempresa.cv/index.php/promoempre/13-programas/52-express-o-programa-de-financiamento-de-assistencia-tecnica-e-financiamento-5) e fique a par de tudo!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

 

Iniciamos o ano com a excelente notícia da instalação de um gabinete da PRÓ EMPRESA no município de Tarrafal de Santiago, sito na avenida da Câmara Municipal e no mesmo edifício dos serviços de promoção social.
Venha nos visitar e conhecer todos os programas disponíveis para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio e do município.
Estamos aqui, mais próximos, para ser o vosso parceiro de referência!
Visite - nos!

 

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Estão abertas as candidaturas para o projeto EMPREAMAR-CV. Trata-se de um projeto de empreendedorismo e criação de autoemprego para jovens e mulheres cabo-verdianas.

Os projetos deverão ser inovadores na área da Economia Marítima nomeadamente pesca, turismo, energia e todas as outras áreas transversais.

 

As candidaturas poderão ser feitas até o dia 03 de Maio de 2019, nas páginas web da UNI-CV  (www.unicv.edu.cv)  e do Empreamar (www.empreamarcv.org )

 

Click no link para ler o regulamento:

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Se o Start Up Jovem é o Programa de financiamento mais atrativo, com facilidades e condições únicas e vantajosas para os jovens que queiram enveredar o caminho empreendedor, com o novo Orçamento de Estado para 2019, está ainda melhor!

1. O Orçamento do Estado para 2019, aprova um conjunto de incentivos às empresas Start Ups beneficiárias do Programa Start Up Jovem, nomeadamente:

  1. Aplicação da taxa de 5% de IRPC (Imposto sobre Rendimento Pessoas Colectivas) nos primeiros cinco anos de atividade, a contar da data de entrada em vigor da
    presente lei, exceto as que prossigam atividade de tecnologias da informação e comunicação e desenvolvimentos (TIC e I&D), cuja taxa aplicada é de 2,5%, independentemente da localização da sede ou direção efetiva.
  2. Isenção de direitos aduaneiros, ICE (Imposto sobre o Consumo Específico) e do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) na importação de um veículo de transporte de mercadorias, com até três lugares na cabine, incluindo condutor e idade não superior a 5 (cinco) anos, destinado exclusivamente para a sua atividade;
  3. Isenção de direitos na importação de matérias-primas e subsidiárias, materiais e produtos acabados e semiacabados destinados a incorporação em produtos fabricados no âmbito de projetos industriais desde que estejam certificadas e inscritas no Cadastro Industrial, durante a fase de instalação, ampliação ou remodelação;
  4. Beneficiação de incentivos financeiros, de apoios na criação de competências e outros apoios institucionais previstos na Lei n.º 70/VIII/2014, de 26 de agosto (REMPE);
  5. Isenção de imposto de selo nos contratos de financiamento para o desenvolvimento das suas atividades;
  6. Redução de 50% dos emolumentos devidos por atos notariais e de registo resultante da compra e venda de imóveis para as suas instalações.

2. Para usufruir destes benefícios fiscais, as Start Ups devem respeitar algumas condições, a saber:

  1. Criação de pelo menos 1 posto de trabalho;
  2. A empresa não resultar de cisão e/ou fusão efetuada nos dois anos anteriores à usufruição dos benefícios;
  3. Não ser tributado por métodos indiretos de avaliação;
  4. Não ser devedor do Estado, ou da Segurança Social, a título individual ou coletivo, de quaisquer impostos, taxas, quotizações ou contribuições obrigatórias ou comprovar que o seu pagamento se encontra formalmente assegurado.

3. Vale a pena ressaltar que as empresas abrangidas, cuja direção efetiva esteja situada fora das localidades dos concelhos de Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista, beneficiam, ainda de uma dedução de 50% à coleta do IRPC;

4. Dos incentivos previstos nos termos dos artigos 13.º, 15.º e 33.º do código de benefícios fiscais em vigor, bem como o previsto no artigo 31.º da presente lei que aprova o Orçamento de Estado para 2019.

5. As empresas que estejam a beneficiar do programa Start Up Jovem, previsto na Resolução n.º 34/2017, de 25 de abril, enquadradas no regime simplificado para micro e pequenas empresas (REMPE), podem optar pela mudança de regime, mesmo que ainda não tenham permanecido cinco anos, mediante entrega da declaração de alteração, no prazo legal, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro do ano da sua apresentação, se a declaração de alteração for apresentada até 31 de janeiro de 2019, ou se a empresa iniciar a sua atividade no decurso do ano, caso em que a opção feita naquela declaração tem efeitos desde o inicio da atividade.

6. Exercido o direito de opção, a empresa é obrigada a permanecer no regime de contabilidade organizada durante um período mínimo de cinco anos.

7. A mudança de regime não implica a perda do direito aos incentivos previstos na alínea d) do número 1;

8. Os benefícios fiscais previstos no número 1 não são cumuláveis com os benefícios fiscais previstos no artigo 12.º do Código de Benefícios Fiscais, ficando, contudo, com o direito à utilização do crédito fiscal no período remanescente.

9. As empresas beneficiárias dos incentivos previstos no presente artigo estão sujeitas ao pagamento da tributação autónoma nos termos do CIRPC.

10. O benefício fiscal previsto no número 3 não se aplica às TIC e I&D.

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa na ilha do Sal está de casa nova!
Desde o dia 10 de abril passamos atender no Centro de Emprego e Formação Profissional de Espargos.
O novo espaço com melhores condições para atendimento foi cedido pelo IEFP no âmbito de uma forte parceria existente entre aquela instituição e a Pró Empresa.
Aguardamos por sua visita!!!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A PROEMPRESA recebeu hoje, 19/12, a visita da Sua Excelência, o Sr. Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, como forma de inteirar melhor do âmbito da atuação do Instituto, mas também de conhecer os resultados desde a sua criação. Esta visita enquadra-se no âmbito de um conjunto de visitas que a S.E. o Presidente, tem realizado às Instituições ligadas à promoção do empreendedorismo, do desenvolvimento empresarial, formação profissional e emprego destinadas á  juventude, com o propósito, de  entre outros, conhecer de perto essas estruturas, bem como a implementação de políticas públicas nessas áreas.

 

Agradecimentos cordiais à Sua Excelência, o Sr. Presidente da República e toda a sua comitiva, por este ato de cortesia!

0
0
0
s2sdefault

Pág. 1 de 3

Video

+ Slide
- Slide
  • 00:00
 
Sistema de Acreditação de Consultores

Sistema de Acreditação de Consultores O Sistema de Acreditação de Consultores da PRÓ EMPRESA, pretende assegurar a relevância e a qualidade dos [ ... ]

Programas

PRÓ CRÉDITO PRÓ CRÉDITO é um novo programa de financiamento da assistência técnica às Micro, Pequenas e Médias Empresas que tem como objeti [ ... ]

Certificação de Incubadoras

O Decreto-lei nº 20/2017, de 12 de maio, que define e aprova o Regime Jurídico das Incubadoras de Negócios, estabelece no seu Artigo 6º que “As  [ ... ]

REMPE

Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas – REMPE, tem por finalidade a promoção da competitividade, produtividade, formalização e desenv [ ... ]

 

 Praia, Cabo Verde

(+238) 260 19 80

proempresa@proempresa.cv

Newsletter

Email address:


Siga-nos nas Redes Sociais

© 2017 Pro Empresa. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A