0
0
0
s2sdefault

A PRÓ EMPRESA iniciou esta semana de trabalho, logo na manhã, do dia 21, com uma honrosa visita do Senhor Vice-Primeiro Ministro e o Ministro das Finanças (VPM - MF), Dr. Olavo Correia.

Em análise, esteve o balanço do ano de 2018 e as perspetivas de actividades a serem desenvolvidas durante 2019. O Conselho Directivo da PRÓ EMPRESA aproveitou desta oportunidade para apresentar, em primeira mão, as iniciativas estratégicas, bem como as propostas de metas a atingir em 2019, constantes do Plano Estratégico do Instituto para 2019 - 2021. 

Nas palavras dirigidas ao Conselho Diretivo e aos colaboradores da PRÓ EMPRESA, o VPM-MF pôs o foco nos desafios atribuídos à PRÓ EMPRESA, tendo destacado de que existem recursos disponíveis para financiar as empresas na realização dos seus negócios, sendo certo que se o Instituto conseguir identificar as novas oportunidades de negócios, mais facilmente conseguirá obter os resultados pretendidos. 

Uma vez mais sublinhou que o Governo ao criar um ecossistema financeiro propício ao desenvolvimento de empresas está a garantir as condições para que as empresas possam ter espaço para investir e criar emprego para os jovens . 

Ficou ainda o compromisso de todos contribuirmos para que possamos dar um salto qualitativo que está nas nossas mãos e conseguirmos melhorar o ambiente de negócio nacional e o bem estar geral.

O nosso comprometimento em incentivar, promover e ser parceiro do empresariado nacional, foi renovado e reafirmado!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

 

Iniciamos o ano com a excelente notícia da instalação de um gabinete da PRÓ EMPRESA no município de Tarrafal de Santiago, sito na avenida da Câmara Municipal e no mesmo edifício dos serviços de promoção social.
Venha nos visitar e conhecer todos os programas disponíveis para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio e do município.
Estamos aqui, mais próximos, para ser o vosso parceiro de referência!
Visite - nos!

 

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Fique atento a Pró Empresa tem novos endereços!

 

Praia: Avenida Cidade Lisboa - Edifício em frente ao Mercado Sucupira

São Vicente: Rua Professor Alfredo Miranda - Alto Miramar

Assomada: Achada Riba - Edifício Calu e Ângela

Sal: Mercado Municipal de Santa Maria - 2º Andar

 

Esperamos por você!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Se o Start Up Jovem é o Programa de financiamento mais atrativo, com facilidades e condições únicas e vantajosas para os jovens que queiram enveredar o caminho empreendedor, com o novo Orçamento de Estado para 2019, está ainda melhor!

1. O Orçamento do Estado para 2019, aprova um conjunto de incentivos às empresas Start Ups beneficiárias do Programa Start Up Jovem, nomeadamente:

  1. Aplicação da taxa de 5% de IRPC (Imposto sobre Rendimento Pessoas Colectivas) nos primeiros cinco anos de atividade, a contar da data de entrada em vigor da
    presente lei, exceto as que prossigam atividade de tecnologias da informação e comunicação e desenvolvimentos (TIC e I&D), cuja taxa aplicada é de 2,5%, independentemente da localização da sede ou direção efetiva.
  2. Isenção de direitos aduaneiros, ICE (Imposto sobre o Consumo Específico) e do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) na importação de um veículo de transporte de mercadorias, com até três lugares na cabine, incluindo condutor e idade não superior a 5 (cinco) anos, destinado exclusivamente para a sua atividade;
  3. Isenção de direitos na importação de matérias-primas e subsidiárias, materiais e produtos acabados e semiacabados destinados a incorporação em produtos fabricados no âmbito de projetos industriais desde que estejam certificadas e inscritas no Cadastro Industrial, durante a fase de instalação, ampliação ou remodelação;
  4. Beneficiação de incentivos financeiros, de apoios na criação de competências e outros apoios institucionais previstos na Lei n.º 70/VIII/2014, de 26 de agosto (REMPE);
  5. Isenção de imposto de selo nos contratos de financiamento para o desenvolvimento das suas atividades;
  6. Redução de 50% dos emolumentos devidos por atos notariais e de registo resultante da compra e venda de imóveis para as suas instalações.

2. Para usufruir destes benefícios fiscais, as Start Ups devem respeitar algumas condições, a saber:

  1. Criação de pelo menos 1 posto de trabalho;
  2. A empresa não resultar de cisão e/ou fusão efetuada nos dois anos anteriores à usufruição dos benefícios;
  3. Não ser tributado por métodos indiretos de avaliação;
  4. Não ser devedor do Estado, ou da Segurança Social, a título individual ou coletivo, de quaisquer impostos, taxas, quotizações ou contribuições obrigatórias ou comprovar que o seu pagamento se encontra formalmente assegurado.

3. Vale a pena ressaltar que as empresas abrangidas, cuja direção efetiva esteja situada fora das localidades dos concelhos de Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista, beneficiam, ainda de uma dedução de 50% à coleta do IRPC;

4. Dos incentivos previstos nos termos dos artigos 13.º, 15.º e 33.º do código de benefícios fiscais em vigor, bem como o previsto no artigo 31.º da presente lei que aprova o Orçamento de Estado para 2019.

5. As empresas que estejam a beneficiar do programa Start Up Jovem, previsto na Resolução n.º 34/2017, de 25 de abril, enquadradas no regime simplificado para micro e pequenas empresas (REMPE), podem optar pela mudança de regime, mesmo que ainda não tenham permanecido cinco anos, mediante entrega da declaração de alteração, no prazo legal, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro do ano da sua apresentação, se a declaração de alteração for apresentada até 31 de janeiro de 2019, ou se a empresa iniciar a sua atividade no decurso do ano, caso em que a opção feita naquela declaração tem efeitos desde o inicio da atividade.

6. Exercido o direito de opção, a empresa é obrigada a permanecer no regime de contabilidade organizada durante um período mínimo de cinco anos.

7. A mudança de regime não implica a perda do direito aos incentivos previstos na alínea d) do número 1;

8. Os benefícios fiscais previstos no número 1 não são cumuláveis com os benefícios fiscais previstos no artigo 12.º do Código de Benefícios Fiscais, ficando, contudo, com o direito à utilização do crédito fiscal no período remanescente.

9. As empresas beneficiárias dos incentivos previstos no presente artigo estão sujeitas ao pagamento da tributação autónoma nos termos do CIRPC.

10. O benefício fiscal previsto no número 3 não se aplica às TIC e I&D.

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa transferiu, no dia 25 de maio, oficialmente a gestão das incubadoras da RENII – Rede Nacional de Incubadoras de Inovação, ao sector privado. Este acordo, firmado entre a Pró Empresa (Concedente), em representação do Governo de Cabo Verde, e a Câmara do Comércio de Barlavento, Câmara do Comércio de Sotavento, Câmara do Turismo e Universidade de Santiago (Concessionárias), enquadra-se no âmbito do princípio estratégico do Governo, para a cooperação e o empoderamento do setor privado nacional.


Este ato configura-se como mais uma oportunidade de fortalecimento do ecossistema empresarial, destinado a melhorar as capacidades de resposta das empresas, especialmente as promovidas pelo Instituto no âmbito do Programa Start Up Jovem, face às exigências dum mercado voltado para novos padrões de eficiência, de qualidade, de competitividade e de inovação.

A Pró Empresa deseja sucessos à esta nova visão imputada às incubadoras e ao sector privado.

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

A PROEMPRESA recebeu hoje, 19/12, a visita da Sua Excelência, o Sr. Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, como forma de inteirar melhor do âmbito da atuação do Instituto, mas também de conhecer os resultados desde a sua criação. Esta visita enquadra-se no âmbito de um conjunto de visitas que a S.E. o Presidente, tem realizado às Instituições ligadas à promoção do empreendedorismo, do desenvolvimento empresarial, formação profissional e emprego destinadas á  juventude, com o propósito, de  entre outros, conhecer de perto essas estruturas, bem como a implementação de políticas públicas nessas áreas.

 

Agradecimentos cordiais à Sua Excelência, o Sr. Presidente da República e toda a sua comitiva, por este ato de cortesia!

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

O Governo da China, pôs a disposição de Cabo Verde, 8 vagas, para um Seminário sobre a Gestão de Pequenas e Médias Empresas, ministrado em português, previsto a ter lugar em Pequim, de 08 a 24 de Maio de 2018.

 Informamos que a Republica Popular da China custeia as despesas da viagem internacional e permanência na China, bem como as despesas inerentes à formação. As despesas relativas às viagens nacionais (inter-ilhas) e permanência na cidade da Praia, incluindo os custos dos vistos, deverão ser suportados pela instituição/candidato.

As manifestações de interesse e os restantes documentos solicitados devem ser encaminhados a Pró Empresa que fará chegar ao Ministério de Negócios Estrangeiros e Comunidades. Os candidatos deverão ter idade não superior a 50 anos.

Em caso de interesse, o nome e o contacto dos candidatos, acompanhado do Curriculum Vitae, cópia do passaporte cabo-verdiano válido e o atestado médico em anexo preenchido, deve ser encaminhado a Pró Empresa atempadamente, para que sejam reencaminhados ao MNEC até o dia 10  de Abril de 2018.

Os documentos deverão ser enviados para o endereço de e-mail da Pró Empresa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Express+ é um programa de financiamento de Assistência Técnica destinada a ajudar a resolver algumas dificuldades e necessidades das empresas. Consoante a necessidade identificada, o Express+ tem as soluções que ajudam a melhorar os negócios da empresa de modo a torná-los mais rentáveis e mais competitivos.

O Express+ oferece financiamento para a assistência técnica nos seguintes domínios:

  • Organização e Gestão;
  • Formação e Qualificação Empresarial;
  • Elaboração de Plano de Negócio;
  • Elaboração de Estudo de Viabilidade;
  • Elaboração de Plano Estratégico;
  • Elaboração de Planos de marketing:
  • Elaboração e implementação de modelos de internacionalização adaptados à cultura, dimensão, competências e objetivos da empresa;
  • Adoção de inovações internas sustentadas em tecnologias digitais;
  • Racionalização e eficiência energética;
  • Na organização do Dossier de candidatura a Acesso ao financiamento;
  • Coaching empresarial;
  • Certificação de qualidade de produtos e serviços;
  • Outras.

Se está determinado em fazer seu negócio crescer, EXPRESS+ é um bom instrumento de apoio. Pode apresentar o seu pedido a qualquer momento.

Para receber o financiamento para a assistência técnica, o negócio tem de cumprir algumas exigências.

  1. O promotor da iniciativa tem de explicitar bem as necessidades do seu negócio e identificar que tipo de ajuda pretende para as resolver;
  2. Tem de ter os registos das contas que demonstrem como o negócio tem evoluído;
  3. O negócio tem de estar com as obrigações em dia quanto a impostos nas finanças e previdência social no INPS.


As exigências são poucas, mas são importantes. Basta cumpri-las e se está pronto para se candidatar. Estando a sua empresa melhor organizada, será mais fácil obter os financiamentos no âmbito das facilidades acordadas recentemente entre Governo e os Bancos Comerciais.

Se ainda tiver dúvidas, contacte um balcão de atendimento da Pró Empresa mais perto de si.

Para saber mais consulte o regulamento do Programa a seguir e submeta a sua candidatura através do endereço www.proempresacandidaturas.cv .

Venha juntar a sua vontade de crescer a Pró Empresa.

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

 

A Pró Empresa informa a todos os concorrentes qualificados na primeira fase do concurso Start Up Jovem, que os Termos de Referencia para contratação dos serviços de consultoria para elaboração dos planos de negócios que serão submetidos na segunda fase do concurso, já foram lançados na bolsa de consultores da Pró Empresa. Aproveitamos para solicitar a todos os concorrentes que consultem os seus respetivos emails.

Para mais informações, queiram por favor entrar em contacto com o técnico local de acompanhamento.  

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

Já é oficial! O novo ciclo de candidaturas ao Programa Start Up Jovem, foi oficialmente lançado ontem, na cidade da Praia, num evento presidido por sua Excelência o Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Dr Pedro Lopes.

Como forma de facilitar o acesso ao programa, a Pró Empresa, reafirmou, no mesmo ato, a sua parceria com entidades fundamentais para o sucesso do mesmo, nomeadamente a AJEC, AMES e CCS e oportunamente será também afirmado com a CCB.

Caros empreendedores, esta é a vossa oportunidade de aceder a um programa de financiamento com condições únicas e atrativas. Não percam mais tempo, acedam à plataforma www.proempresacandidaturas.cv e façam a vossa pré inscrição.

Start Up Jovem, Acreditamos nas suas ideias!

 

0
0
0
s2sdefault

0
0
0
s2sdefault

O sector das Tecnologias de Informação e Comunicação tem o potencial de trazer um grande contributo à luta contra o desemprego e a exclusão social em Cabo Verde, permitindo aos jovens o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que poderão ser disponibilizadas ao mercado nacional.

A maioria esmagadora da nossa população é jovem por isso, acreditamos firmemente, que através das tecnologias de informação podemos dar um contributo valioso para debelar o problema do desemprego jovem no nosso país.

A Pró Empresa é a entidade Gestora do Programa Start Up Jovem, um programa que visa estimular o empreendedorismo e a criação de empresas por parte dos jovens, onde uma das áreas elegíveis ao programa são as TIC.

Dentre as atribuições da Pró Empresa, configura-se a a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, e neste sentido o Instituto irá cooperar com NOSi num protocolo e criação de programas para o setor das TIC com alto impacto na nossa economia e que irá potenciar o Parque Tecnológico do NOSi que está a ser construído, tais como: 

  • Programa Empreendedorismo TIC

Seria um Programa semelhante ao do Programa Start Up Jovem, mas focado no sector das TIC. Com este Programa a Pró Empresa, juntamente com o NOSi, estaria a criar as condições necessárias para a implementação dos projetos que foram amadurecidos nas Universidades e que estão prontos a serem lançados no mercado.

No âmbito da parceria entre as duas instituições poderá ser criado um fundo para financiar iniciativas empresariais dos trabalhadores do NOSi, onde as suas ideias deverão ser inicialmente validadas pelo próprio Núcleo Operacional da Sociedade de Informação e o projeto deverá preferencialmente ser complementar aos serviços do Núcleo.

  • Estágio TIC

O NOSi deu início a um programa de estágio acompanhado e renumerado que será renovado a cada 6 meses. Neste sentido, tendo em conta que nem todos os estagiários serão absorvidos pela empresa, mas estes terão passado por uma experiência de elevada relevância para a sua vida profissional e empresarial, a Pró Empresa deverá criar um Programa de Assistência Financeira para apoiar os que tenham uma ideia de negócio.

Acreditamos que com esta parceria, iremos impulsionar o desenvolvimento de novas iniciativas (ex.: capacitação empresarial para empresas de base tecnológica, eventos nacionais/internacionais das TIC.

    

 

 

0
0
0
s2sdefault

Pág. 1 de 2

Video

+ Slide
- Slide
  • 00:00
 
Programas

STARTUP JOVEM O que o programa Start Up Jovem? Programa, de âmbito nacional, que visa promover o empreendedorismo através de Start-up, entendida  [ ... ]

Sistema de Acreditação de Consultores

O Sistema de Acreditação de Consultores da PRÓ EMPRESA, pretende assegurar a relevância e a qualidade dos Serviços de Desenvolvimento Empresarial [ ... ]

REMPE

Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas – REMPE, tem por finalidade a promoção da competitividade, produtividade, formalização e desenv [ ... ]

Certificação de Incubadoras

O Decreto-lei nº 20/2017, de 12 de maio, que define e aprova o Regime Jurídico das Incubadoras de Negócios, estabelece no seu Artigo 6º que “As  [ ... ]

 

 Praia, Cabo Verde

(+238) 260 19 80

proempresa@proempresa.cv

Newsletter

Email address:


Siga-nos nas Redes Sociais

© 2017 Pro Empresa. All Rights Reserved. Designed and Developed by iDE!A