Casos de sucesso - Conversa Aberta do PM com os jovens empreendedores da Praia

0
0
0
s2sdefault

Para si que não teve oportunidade de assistir o nosso evento “Conversa Aberta do PM com jovens e empreendedores” conheça 3 histórias relatadas durante o evento de jovens empreendedores e inspiradores que sonharam, acreditaram e com garra e determinação concretizaram os seus sonhos.

Sara Correia e Ana Leal, são duas jovens do bairro de Safende que se conheceram na antiga empresa onde trabalhavam para sustentar os seus estudos. Com o tempo aperceberam- se que podiam estar melhores e aproveitando o Know-how de uma área que trabalharam durante anos, decidiram abrir o seu próprio negócio e trabalhar por conta própria. Através de anúncios publicitários tiveram conhecimento do programa Star Up Jovem da Pró Empresa, onde submeteram a candidatura e foram admitidas, sendo-lhes colocada a disposição um consultor para as apoiar a desenhar o plano de negócio. Foram financiados através um crédito bancário, com bonificação de taxa de Juro e garantia do Estado, para a realização dos investimentos necessários. Conseguiram abrir o minimercado onde hoje empregam 6 jovens.

Um Caso de Sucesso, que emocionou os jovens presentes, António João Barbosa, mais conhecido por Joãozinho é um outro jovem inspirador do bairro de Safende que após passar por um período difícil de sua vida como recluso, decidiu modificar essa fase e fazer a diferença. Joãozinho encontrou sua paixão no mundo da arte, fundou uma associação que trabalha com o objetivo de minimizar os problemas sociais e criar mais condições no bairro de Safende. Criou também o projeto “Educar através da arte” onde ensina os jovens a cultura da arte e cidadania. Participou do programa Emprego e Empregabilidade promovido pelo Governo de Cabo Verde através do IEFF, onde formou-se em arte e cabedal, hoje na própria casa abriu a sua empresa, onde instrui e capacita jovens na arte e além disso emprega membros da família como a esposa e o irmão.

Alvino Pina, que foi Aluno da CERMI, é um jovem que terminou a sua formação em 2016. Antes de terminar a sua formação, fez estágio na ilha do Sal numa empresa que gere parques fotovoltaicos. De volta a ilha de Santiago, começou a trabalhar na cidade da Praia, mas sendo do município de Calheta o seu sonho foi sempre trabalhar para o desenvolvimento do seu município. Através de um colega teve conhecimento de uma formação GERME no concelho de Santa Cruz, promovido pelo IEFP, candidatou- se e foi um dos beneficiados com KITS. Com a chegada da pandemia continuou a trabalhar no seu município e decidiu abrir o seu próprio negócio, organizando jovens locais e não só, que estão capacitados e dispostos a desafios para trabalharem em conjunto.

Inspiração!

Jovens Empreendedores

Sonhos realizados.


Imprimir   Email

Video

+ Slide
- Slide
  • 00:00