A enorme responsabilidade que se atribui à Pro Empresa está intrinsicamente acoplado ao facto de que a economia caboverdiana ser maioritariamente composta por MPME’S, pois estas representam 98% das empresas ativas e contribuem com 48% no que concerne aos postos de trabalho.
Apesar da criação do emprego ser considerado o grande contributo das MPME’s, fator bastante relevante principalmente numa economia como a Caboverdiana onde a taxa de desemprego é de 15,4%, não se pode descorar o contributo dessas empresas para a utilização de recursos locais, desenvolvimento de talento empresarial e mobilização de capital e poupança.
O que irá diferenciar o Programa Strat Up Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo é precisamente a assunção de maiores riscos por parte do Governo, logo para mitigar esta exposição será necessário que se garanta que os projetos a serem financiados têm a qualidade necessária na sua projeção e o devido seguimento na sua implementação. Neste sentido que entidades como a Pró Empresa e as Incubadoras serão de extrema importância devido à proximidade e ao seguimento que farão aos projetos.
Neste sentido hoje a Pró Empresa visitou in loco empreendimentos e empreendedores na cidade do Tarrafal, dentre eles:
- Oficina Mecânica do empreendedor Gilson Silva
- Ciber Café do jovem Elias Borges
- Projeto de Embarcação do Sr. Antonio Lopes
- Plantas Ornamentais do Sr. Policardo Reis
- Oficina de Eletrodomésticos do jovem Rui Ferreira
- CEUT - Centro de Estudos Urbanos e Turismo
- O Restaurante Sete Sois e Sete Luas - empreendimento da jovem Liliane Andrade
- Criação de gado do Sr. Esmael Moreira
{gallery}noticia/visita_tarrafal{/gallery}