IVA em Cabo Verde cresce a 8% com receitas de quase 88 mil contos por dia

0
0
0
s2sdefault

 

As receitas fiscais cabo-verdianas aumentaram 5,5% no terceiro trimestre de 2019 em termos homólogos, impulsionadas pelo Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) que cresce a mais de 8%, rendendo quase 88 milhões de escudos por dia.

De acordo com dados compilados hoje pela Lusa com base no mais recente boletim estatístico do Banco de Cabo Verde, deste mês, o Estado cabo-verdiano arrecadou, no total dos impostos cobrados, 30.652 milhões de escudos (277 milhões de euros) de Julho a Setembro de 2019.

No total dos nove meses de 2019 já apurados, a receita fiscal ascendeu a 60.389 milhões de escudos (545 milhões de euros).

Só em IVA, o Estado arrecadou no terceiro trimestre do ano passado 12.049 milhões de escudos (108,7 milhões de euros). Em termos homólogos, as receitas do IVA têm crescido em todos os trimestres acima dos 8%, de acordo com os mesmos dados.

No total dos três trimestres de 2019, o IVA já ‘rendeu’ 24.049 milhões de escudos (217 milhões de euros) aos cofres do Estado cabo-verdiano, equivalente, em média, a 87,7 milhões de escudos (792 mil euros) cobrados por dia.

O imposto sobre os rendimentos voltou a ser o segundo mais rentável para o Estado no terceiro trimestre de 2019, com 9.563 milhões de escudos arrecadados de Julho a Setembro, um crescimento homólogo de 4,8%.

Em 2018, o Estado cabo-verdiano arrecadou praticamente a totalidade da receita de IVA que estava orçamentada para o exercício do ano, que foi de 16.258 milhões de escudos (147 milhões de euros), enquanto o Imposto Único sobre o Rendimento rendeu 12.927 milhões de escudos (117 milhões de euros).

Os impostos em Cabo Verde deverão render mais de 435 milhões de euros em 2020, com o IVA a liderar, subindo 15%, em termos de montantes a arrecadar, face a 2019, conforme prevê a lei do Orçamento do Estado.

A mesma previsão aponta para um peso da receita fiscal equivalente a 22,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

Globalmente, entre todos os impostos, o Governo conta arrecadar mais de 48.066 milhões de escudos (435,6 milhões de euros) em 2020, um aumento de 11,5% face à previsão para 2019.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu, a propósito da receita fiscal e da proposta orçamental para 2020, que o objectivo é “aumentar a base tributária”, para que “todos a paguem” e com isso “cada um pagar menos”.

 

Fonte: Inforpress

TCV: http://www.tcv.cv/index.php?paginas=47&id_cod=88157

World Entrepreneurs Investment Forum 2019 / Bahrain Nov. 11 to 13

0
0
0
s2sdefault

Atenção empresários e empreendedores, a  UNIDO-ITPO Bahrain está organizando o Fórum Mundial de Investidores Empresários (WEIF), nos dias 12 e 13 de novembro de 2019  que será realizado em Ritz Carlton, Manama, em 12 e 13 de novembro de 2019, sob o tema “Alcançando os ODS através da promoção do empreendedorismo e inovação, investindo na 4ª Revolução Industrial em uma economia digital”.

Candidaturas para o programa de Empreendedorismo Marítimo

0
0
0
s2sdefault

Estão abertas as candidaturas para o projeto EMPREAMAR-CV. Trata-se de um projeto de empreendedorismo e criação de autoemprego para jovens e mulheres cabo-verdianas.

Os projetos deverão ser inovadores na área da Economia Marítima nomeadamente pesca, turismo, energia e todas as outras áreas transversais.

 

As candidaturas poderão ser feitas até o dia 03 de Maio de 2019, nas páginas web da UNI-CV  (www.unicv.edu.cv)  e do Empreamar (www.empreamarcv.org )

 

Click no link para ler o regulamento:

Taxa de inflação em Cabo Verde diminui 0.3% de dezembro para janeiro

0
0
0
s2sdefault

A taxa de inflação em Cabo Verde diminuiu em 0,3% de Dezembro para Janeiro, conforme o Índice de Preços no Consumidor (IPC) divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A mesma fonte adianta que o IPC nacional registou no mês de Janeiro uma taxa de variação mensal de -0,3%, inferior em 1,2 pontos percentuais (p.p) ao mês de Dezembro “apresentando um comportamento diferente ao observado no mês homólogo do ano anterior, em que o nível médio dos preços foi nulo”.

“A variação acumulada do IPC foi de -0,3%, taxa inferior em -0,3 p.p. à observada no mês homólogo, do ano anterior”, refere documento, adiantando que a taxa de variação homóloga do IPC total no mês de Janeiro de 2020 foi de 1,7%, desacelerando -0,2 p.p., em relação ao mês anterior.

O INE refere ainda que em Janeiro de 2020, o IPC registou uma variação média dos últimos 12 meses de 1,2%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.

Em relação ao indicador de inflação subjacente, referente ao índice total excluindo energia e alimentares não transformados o INE assinalou uma variação homóloga de 1,2%, valor inferior em -0,5 p.p. ao registado em Dezembro de 2019.

O Governo inscreveu no Orçamento do Estado de 2020, uma previsão para a inflação acumulada de 1,3%.

 

Fonte: Inforpress

Prêmio Campeão Azul

Prêmio Campeão Azul

0
0
0
s2sdefault

O Projeto AIODS: Promoção da Economia Circular para a luta contra a poluição marinha, recentemente Cabo Verde lançou um concurso para escolher o melhor empreendedor e o projeto mais inovador da economia circular na luta contra a poluição marinha.

As candidaturas devem chegar ao Secretariado-Geral do COI até 20 de outubro de 2019 às 23:59 CET (UTC + 4).

Ressalta-se que submissões tardias não serão consideradas, e os candidatos pré-selecionados podem ser convidados a fornecer informações adicionais.

 

Mais informações no link e aproveita esta oportunidade.

 

Novo Endereço Pró Empresa no Sal

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa na ilha do Sal está de casa nova!
Desde o dia 10 de abril passamos atender no Centro de Emprego e Formação Profissional de Espargos.
O novo espaço com melhores condições para atendimento foi cedido pelo IEFP no âmbito de uma forte parceria existente entre aquela instituição e a Pró Empresa.
Aguardamos por sua visita!!!

Minuto Empreendedor na TCV e na RCV

Minuto Empreendedor na TCV e na RCV

0
0
0
s2sdefault

 

Vem aí o nosso programa Minuto Empreendedor!

 O principal objetivo deste programa consiste na divulgação de alguns casos de sucessos protagonizados por talentos cabo-verdianos que conseguiram transformar as suas ideias de negócios em projetos empresariais que contribuíram para o surgimento de grandes negócios, provocando a geração de rendimentos à economia, bem como o aumento do conhecimento para ampliar a sustentabilidade, a competitividade e o crescimento das pequenas e médias empresas no país.

O programa ambiciona também, reforçar a divulgação de informações sobre os programas de incentivos e de financiamentos criados pelo Governo e geridos pela Pró Empresa, no âmbito do ecossistema ao desenvolvimento empresarial e de negócios em Cabo Verde.

São no total 22 episódios!

Na TCV, todos os domingos às 19:55 e repetição às quintas-feiras às 19h45.

Na RCV, todas às segundas e sextas-feiras às 8h10, durante o programa “Bom dia Cabo Verde”

Não perca!

#minutoempreendedor

Plataforma de inscrição do Cabo Verde Investment Forum já está disponível

Plataforma de inscrição do Cabo Verde Investment Forum já está disponível

0
0
0
s2sdefault

A plataforma de inscrição online para o Cabo Verde Investment Forum, que se vai realizar nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Hotel Hilton, em Santa Maria, ilha do Sal, já está disponível através do site: http://www.caboverdeinvestmentforum.cv/ - com data de encerramento a 15 de junho.

O Cabo Verde Investment Forum (CVIF) resulta do compromisso assumido pelo Governo na sequência da Conferência Internacional “Construindo Novas Parcerias para o Desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, realizada em dezembro de 2018, em Paris.

Considerando o papel central que se espera do sector privado na promoção do desenvolvimento e do crescimento económico nacionais, com a consequente maior e melhor criação de emprego com impacto na redução das franjas de pobreza, o Cabo Verde Investment Forum (CVIF) será realizado anualmente, com o objetivo de fortalecer a cooperação empresarial e daí, ampliar as oportunidades de negócios no país e na sua zona geográfica de influência.

O Fórum tem o alto patrocínio do Gabinete do Primeiro Ministro e é organizado em parceria com a Bolsa de Valores, o setor privado nacional, através da Câmara de Comércio do Norte, a Câmara do Sotavento de Cabo Verde e a Câmara de Turismo de Cabo Verde.

Os objectivos deste evento são o aceleramento de investimentos no sector financeiro privado e público, a implementação de Projectos catalisadores que promovam o crescimento económico sustentável e a criação de emprego em Cabo Verde.

Através das ações que estão programadas, será possível promover oportunidades de negócio para o investimento, mobilizar recursos financeiros necessários para a execução de projetos e promover parcerias nos grandes setores de Cabo Verde, nomeadamente: Agronegócios, Transporte, Economia Marítima, TIC’s, Turismo, Energia e Infraestruturas.

A lotação é #limitada.

 

 

Inscrições - Bootcamp Feminino

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa e a BIC Business Incubation Center lançaram no dia 08 de março o Concurso Bootcamp Feminino a decorrer na cidade da Praia e no Mindelo ainda no mês de Março.

Sistema Nacional de Inovação

Sistema Nacional de Inovação

0
0
0
s2sdefault

Sistema Nacional de Inovação, foi realizado com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e liderado pela Pró Empresa. 

O estudo pretende fortalecer a capacidade nacional de Cabo Verde,  desenvolver e criar uma cultura de inovação e empreendedorismo, para promover o crescimento e apoiar o desenvolvimento económico, através da identificação das necessidades e prioridades, com base em evidências. Mas também, pretende fornecer suporte técnico para a formulação de políticas na elaboração e implementação da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento empresarial em Cabo Verde.

O resultado do projeto deverá ser o aumento da eficiência e eficácia do Sistema Nacional de Inovação através do desenvolvimento de um plano de ação para melhorar a inovação empresarial e apoiar a aplicação da ciência, tecnologia e inovação em toda a economia.

Consulte o relatório final no link abaixo

Alteração no regulamento do Programa Express+

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa informa aos empresários, empreendedores, promotores e ao  público em geral que foram feitas alterações no regulamento para o  acesso ao Programa de Financiamento e Assistência Técnica Express+.

A mudança mais significativa é que já não há exigência ao promotor que tenha empresa constituída e um ano de atividade.

Venha conhecer melhor as novidades no novo regulamento do programa Express+ no nosso site em (https://www.proempresa.cv/index.php/promoempre/13-programas/52-express-o-programa-de-financiamento-de-assistencia-tecnica-e-financiamento-5) e fique a par de tudo!

Concurso para produção de 22 programas “Minuto Empreendedor” para TV

0
0
0
s2sdefault

A Pró Empresa lançou candidaturas para a produção de uma série de 22 programas "Minuto Empreendedor" para TV, com testemunhos dos promotores beneficiados pelos programas geridos pela Pró Empresa.

As propostas deverão dar entrada na sede da Pró Empresa até às 16:30h do dia 06 de Março de 2019, sito na Avenida Cidade Lisboa - Cidade da Praia.

 

 

 

 

 

   

Newsletter

Email address: