Convite à apresentação de propostas: transição das mulheres empresárias da economia informal para a economia formal

0
0
0
s2sdefault

Como forma de melhorar o ambiente favorável às empresas e promover a agenda de igualdade de género e de Emancipação das mulheres em todo o continente o BAD, através da iniciativa AFAWA (Ação Financeira Afirmativa para as Mulheres em África), procura projetos inovadores para atrair mulheres empresárias do informal para a economia formal e, assim, aumentar as suas possibilidades de aceder ao financiamento de que necessitam.

Neste sentido, o BAD lança um convite  à apresentação de propostas de abordagens inovadoras, que incentivem e facilitem a transição das mulheres empresárias do informal para a economia formal. 

As propostas devem ser apresentadas até o dia 25 de fevereiro de 2022.

Para mais informações, por favor visite https://www.afdb.org/pt/documents/convite-apresentacao-de-propostas-transicao-das-mulheres-empresarias-da-economia-informal-para-economia-formal 

XXII Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

Caro Empreendedor,

Iniciamos a semana com a XXII Edição da nossa habitual Newsletter.

Trazemos até si informações sobre a renovação de "Lay off" e a possibilidade de ser a última renovação, com as medidas que irão vigorar até o dia 31/12/2021. apresentaremos também as medidas que estão a vigorar na renovação do Estado de Contingência em todo país.

Fique atento às legislações publicadas no mês de outubro, dentre elas a Portaria nº 47/2021, de 7 de outubro que define a estrutura de dados a que deve obedecer o ficheiro de exportação de dados a que se refere o nº 6 do artigo 107º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRPC).

A exemplo do que tem decorrido, um pouco por todo país, a ilha do Sal foi palco de 2 programas de capacitação no âmbito do programa PROMEB.

Ficará a conhecer mais um caso de sucesso beneficiado no âmbito do programa Fomento do Micro Empreendedorismo.

Confira essas e outras notícias e boa leitura!

Fundo Lavanta

0
0
0
s2sdefault

Governo de Cabo Verde em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), lança o “Fundo Lavanta” uma iniciativa que visa financiar projetos empresariais inovadores liderados por jovens e mulheres residentes no país.

O Fundo que será implementado pela Pró Empresa conjuntamente com a Plataforma para o Desenvolvimento Local de cada município, é financiado através do mecanismo de Financiamento Rápido (RFF) do PNUD, no âmbito do Integrated National Finance Framework – INFF.

Podem candidatar-se ao financiamento empresas promovidas por jovens com idade compreendida entre os 18 e 35 anos ou mulheres de qualquer idade.

As áreas elegíveis são:
- Economia verde, incluindo agricultura orgânica, gestão de resíduos e energia sustentável;
- Economia azul, incluindo pesca, recife de coral / zonas marítimas protegidas, e transporte sustentável
- Serviços inovadores de saúde e assistência social;
-Soluções digitais e tecnológicas, incluindo “FinTech” promovendo a acessibilidade ao crédito e à banca.
- Outras com potencial empresarial, geração de emprego e rendimento sustentáveis.

 Candidaturas abertas de 23 de Agosto a 13 de Setembro do corrente ano.

Saiba as condições para concorrer ao Fundo em: https://forms.gle/MVWx66jVYfCqQqWf6  

 

BO com a 5ª alteração do Lay Off

0
0
0
s2sdefault

Na passada sexta-feira, 12 de novembro foi publicado o Boletim Oficial com a quinta alteração à Lei nº 97/IX/2020, de 23 de julho, alterada pela Lei nº 103/IX/2020, de 29 de outubro, Lei nº 113/IX/2021, de 08 de janeiro, Lei nº 123/IX/2021, de 23 de abril, e Lei nº 1/X/2021, de 06 de agosto, que estabelece a medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia da COVID 19, através do regime simplificado de suspensão de contrato de trabalho.

A presente Lei aplica-se às empresas de capitais maioritárias ou exclusivamente públicas, com expressa autorização da tutela governamental e as entidades empregadoras de natureza privada, e aos sues trabalhadores, do setor das indústrias e serviços exportadores, do turismo e atividades conexas, designadamente o ramo de hotelaria e hospedagem, visando a manutenção dos postos de trabalho e a mitigação de situações de crise empresarial.

Abaixo o BO na íntegra com as alterações.

Concurso Pró Empresa - Técnicos Promoção Empresarial

0
0
0
s2sdefault

Torna público que se encontra aberto o concurso externo para recrutamento de 5 Técnicos de Promoção Empresarial, para Pró Empresa - Instituto de Apoio e Promoção Empresarial

 

XIX Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

Caros Parceiros

Empresários e empreendedores!

Apresentamos-lhe a XIX Edição da Newsletter da Pró Empresa, que debruçarse-a sobre a renovação do Lay off que desta vez conta com algumas alterações e introdução de novas medidas e irá vigorar até Setembro do corrente ano . Também falaremos da presença da Pró Empresa na feira de produtos e serviços "Drarfogo" que aconteceu de 11 a 13 de Agosto na Cidade dos Mosteiros, no âmbito das festividades desse município.

Também Ficará a conhecer um caso de sucesso beneficiado no âmbito do programa Pró Crédito e por fim mais uma dica valiosa para lhe ajudar a organizar o seu negócio.

Boa leitura

Mulheres empresárias em Cabo Verde recebem apoio para o crescimento e formalização dos seus negócios

0
0
0
s2sdefault

No âmbito do projeto Jov@Emprego na República de Cabo Verde, financiado pelo Governo do Luxemburgo, a OIT e as suas organizações parceiras desenvolveram várias atividades de integração dos jovens no mercado de trabalho. 

O projeto também é voltado para mulheres empresárias, especialmente aquelas de baixa renda. O projeto-piloto Sucupira50 foi implementado para reforçar as capacidades de 50 empresários do mercado informal da Praia denominado 'Sucupira' e apoiar o crescimento e formalização dos seus negócios.

Assista aos vídeos para ver o impacto do apoio nas mulheres empresárias e nos seus negócios.

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=HHQgNaXMiCo

Fonte: https://www.ilo.org/empent/areas/ef/WCMS_827517/lang--en/index.htm

 

Boletim de Vacinação

0
0
0
s2sdefault

O Governo tem publicado semanalmente o  Boletim de Vacinação.

Trazemos para si a 12ª edição do  Boletim de 06 de outubro de 2021.

Procure o Centro de Saúde mais próximo e vacine-se também!

Capacitação - 5h, aprendendo Gestão

0
0
0
s2sdefault

Atenção Empreendedores e Empresários

A empresa PD Consult em parceria com a brasileira CASO, lançaram 7 capacitações denominada, 5 horas, aprendendo gestão. Um novo conceito de aprendizagem, interatividade e inovação.

As capacitações serão ministradas através da plataforma ZOOM, e os interessados poderão consultar o programa e preencher o formulário abaixo.

Governo declara saída da situação de contingência para situação de alerta

0
0
0
s2sdefault
Entrou em vigor ontem a situação de alerta em todo país.
 
A situação epidemiológica, o nível de vacinação e a saída da situação de contingência para a situação de alerta permitem: (1) o funcionamento de estabelecimentos com atividade de dança e; (2) e o levantamento de limitação de lotação em eventos culturais, desportivos, artísticos, recreativos e de lazer, realizados em recintos e espaços com controlo de entradas.
 
O funcionamento das boates, discotecas, pub dancing e clubes é permitido até às 04h00. Só podem operar os estabelecimentos licenciados que cumpram as normas sanitárias e exijam a apresentação, pelos clientes, trabalhadores e prestadores de serviço, de certificado COVID de vacinação válido, com o esquema vacinal completo (duas doses).
 
Com a saída da situação de contingência para a situação de alerta deixa de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública em todo o país. Mas continua a ser recomendável o uso de máscara perante qualquer situação de aglomeração de pessoas.
A utilização de máscara facial em espaços fechados de atendimento ao público mantém-se obrigatória.
 

XXI Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

Caro Empreendedor,

Chegamos a XXI edição da nossa habitual newsletter.

Desta feita falaremos do Websummit 2021,o maior evento de tecnologia e inovação do mundo que decorrerá em Lisboa de 1 a 4 de Novembro e este ano Cabo Verde estará presente com 10 startups de base tecnológica. As incrições para a participação no evento estão abertas e vão até o dia 30 de Setembro. Candidata-te!

A apresentação do Fundo Lavanta na ilha de São Nicolau é outro destaque desta edição. A mesma foi feita pela delegação da Pró Empresa em parceria com a antena do Programa JOV@EMPREGO, Pelouro do Empreendedorismo da Câmara Municipal e a Iniciativa Cidade Capital Cabo Verdiana da Juventude 2021 da IDJ.

Falaremos também da 3ª edição do concurso Startup Challenge realizado com forte parceria da BIC, Programa JOV@EMPREGO e Pró Empresa, com o objetivo de desenvolver oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade junto aos jovens cabo-verdianos.

Confira essas e outras notícias e boa leitura!

Inquérito Satisfação da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

Prezados Empresários e Promotores,

 A Pró Empresa, no âmbito do seu 4º aniversário, tem em curso um inquérito de satisfação que visa conhecer o nível de sua satisfação com os serviços prestados pela instituição.

Serviços no âmbito da assistência técnica prestada pelo consultor e o atendimento feito pelos técnicos da instituição.

 Favor preenchê-lo e enviar de volta a Pró Empresa.

Agradecemos antecipadamente a sua colaboração!

Aceda ao formulário através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOsjRTXkNSVWXPvDGSeaC-oxo_o5Fr9w2fOlE7GMkUKv0cBg/viewform?usp=sf_link