1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem

Apostar nos jovens como futuro de Cabo Verde é um dos principais desígnios do Governo de Cabo Verde para esta Legislatura, comprometendo-se a reforçar sistematicamente o investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens para em 2026 reduzir o número de jovens fora da educação, emprego ou formação.

Neste sentido, o Governo tem apostado na promoção de políticas públicas para massificar a inserção produtiva dos jovens através de educação de qualidade, da formação profissional, de estágios profissionais e do empreendedorismo, elegendo ainda a promoção do empresariado jovem como um dos seus importantes compromissos a atingir a curto prazo, através de uma abordagem integrada cujo principal propósito é o de criar condições institucionais, estímulos e incentivos, oferecendo, por esta via,  novas oportunidades de emprego e de desenvolvimento/criação de negócios aos jovens

Neste sentido, o Governo assumiu o compromisso de aprimorar a comunicação com os jovens, através da promoção de espaços de diálogo e de participação dos jovens na conceção e implementação de políticas públicas com impacto na juventude. Assim, definiu como prioridade em 2024, realizar a CIMEIRA DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO JOVEM, sob o lema “CRIAR OPORTUNIDADES E CONECTAR FUTUROS”, promovido pelo Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, através Casa do Empreendedor, Direção Geral do Emprego e o Instituo de Emprego e Formação Profissional e demais instituições do setor EFE e IDJ.

 A ideia subjacente é reconhecer que os jovens são uma parte importante da sociedade e que suas necessidades e preocupações devem ser abordadas de forma efetiva pelas políticas públicas.

O evento visa promover uma plataforma para que os jovens possam expressar suas opiniões, compartilhar ideias e contribuir para a formulação de políticas que os beneficiem.

 

OBJETIVOS

A juventude representa o motor impulsionador do futuro, com ideias inovadoras e uma energia vibrante. Reconhecendo o papel crucial dos jovens na construção de um mundo sustentável e próspero, a 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem visa facilitar um diálogo construtivo entre jovens, governo, entidades públicas e privadas, instituições financeiras, organizações não governamentais (ONGs) e setor privado, visando criar um ambiente propício para o acesso a qualificação, desenvolvimento de competências e financiamento de iniciativas lideradas por jovens, além de:

  1. Promover uma reflexão e análise das políticas públicas existentes atualmente, para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem;
  2. Anunciar nova abordagem de politicas públicas de financiamento para a juventude
  3. Promover um espaço para criar ligações e reunir elementos chave e atores do ecossistema que fornecem soluções financeiras e não financeiras a jovens;
  4. Explorar e identificar novas oportunidades de financiamento e colaboração para as iniciativas lideradas pelos jovens (novas formas de financiamento de kits, programa Scale Up, programa para financiamento de jovens e mulheres, etc).
  5. Promover o diálogo sobre o reforço do investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens;
  6. Analisar a aposta no desenvolvimento de competências voltada para o empreendedorismo e intra-empreendedorismo e a promoção da inovação e talentos em áreas de futuro;
  7. Aprofundar a análise sobre a requalificação de jovens que saíram do sistema de ensino /formação há algum tempo e com dificuldades de inserção profissional;
  8. Capacitar os participantes, fornecendo-lhes conhecimentos, habilidades e recursos necessários para se tornarem empreendedores, líderes ou profissionais bem-sucedidos, por meio de palestras inspiradoras, workshops práticos, mentorias e oportunidades de networking.
  9. Promover uma plataforma de diálogo para conectar jovens empreendedores a investidores e proporcionar condições para que os jovens construam redes de contatos valiosas e explorem oportunidades de carreira e de negócios.

 

PÚBLICO ALVO

O público-alvo da 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem em Cabo Verde deve ser diversificado, considerando diferentes grupos dentro da juventude e outros stakeholders interessados, nomeadamente:

  • Jovens líderes
  • Jovens Empreendedores e empresários
  • Organizações não governamentais
  • Associações e Agremiações empresariais
  • Promotores de iniciativas para jovens
  • Estudantes universitários, técnicos/profissionais

 

Conheça o programa da Cimeira👇

 

Fórum Regional da Juventude, para a região Norte do País (São Vicente, Santo Antão e São Nicolau)

O Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), pretende realizar a 2ª edição do Fórum Regional da Juventudepara a região Norte do País (São Vicente, Santo Antão e São Nicolau). Esta iniciativa tem constituído um mecanismo privilegiado de interação dos jovens com os governantes, com os investidores, cientistas, personalidades, e institutos nacionais e internacionais. 

 Neste sentido, a cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, acolherá o referido evento entre os dia10 e 11 de Julho, sob o lema " Economia Azul e Industrias Criativas - explorando a Sustentabilidade e a Inovação com os Jovens"

Para  mais informações acesse: https://youth-connekt.bubbleapps.io/.../f%C3%B3rum...

Programa e Mapa da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial

Olá empreendedores/empresários,

Venha conhecer toda a programação da 1ª Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial.

Temos uma programação recheada de atividades esplendidas e com participações internacionais e algumas surpresas!!

Mapa FEFE HOT 

Iª Edição Newsletter - Casa do Empreendedor

 
Caros Parceiros
 
Empresários e empreendedores!
 
Para a Casa do Empreendedor, 2023 foi um ano de muitas conquistas e de enormes desafios que, graças ao vosso apoio, conseguimos ultrapassá-los com sucesso! Foi um ano único e marcado por passos firmes que irão definir as nossas próximas vitórias. Por isso, recebam o nosso especial agradecimento, pela vossa confiança em nós e por nos fazerem existir, caminhando ao nosso lado.
 
Apresentamos-lhe a 1ª Edição da Newsletter da Casa do Empreendedor que fala, resumidamente, de cada instituição da Casa do Empreendedor e que fazem parte do Ecossistema de Financiamento à Economia. Outrossim destacamos dois grandes momentos em 2023 que foram; a "1ª Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial" (FEFE) e a "Missão SEBRAE" que trouxe à Cabo Verde uma delegação desta renomada instituição brasileira. 
 
Que 2024 seja de muitas mais concretizações e que seja sobretudo um ano de colheita dos vários frutos semeados em 2023. 
 
Desejamos a todos uma excelente leitura. 
 
 
 
 
 
 
 

Regulamento Concurso de Ideias - PROMEBII

Este regulamento define as regras que regulam o funcionamento da edição 2023 do concurso de ideias. 

O concurso insere-se no quadro da operacionalização do PROMEB (Programa de Assistência Técnica para a Promoção da Economia Azul). Artigo 2º (Objetivos do Concurso de Ideias) 

O concurso tem como objetivo geral identificar, atrair e promover o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e iniciativas empreendedoras que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana. 

Aceda ao regulamento : 

 

FEFE - Inscrições para atividades paralelas

Olá empreendedores/empresários,

Conheça as atividades que preparamos com muita euforia para que a sua participação na 1ª Edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial, o mais proveitoso possível.

Temos uma programação recheada de atividades esplendidas e com participações internacionais e algumas surpresas!!

e fique por dentro de todas as novidades durante estas atividades!

Conheça a lista das atividades aqui:

ATIVIDADE 1 - THE IMPORTANCE OF AN EARLY ECOSYSTEM

Data: 19.05.2013

Local: Sala de Conferências da FEFE - FIC

Horário: das 10h às 11h

Promover um encontro descontraído e de partilha com as startups que estiveram presente na Web Summit Rio de Janeiro.

Innova Business/CV Buy e AZ Inovações foram as empresas selecionadas para participar na última edição da maior feira de tecnologia do mundo, que pela primeira vez alargou-se ao Brasil. Duas startups que passaram pela Cabo Verde Digital, e que hoje são soluções sólidas no mercado cabo-verdiano.

Em jeito de conversa, esta partilha dos CEO’s da Innova Business/CV Buy e AZ Inovações será moderada, com possibilidade de interação com o público, ou seja, aberto à perguntas. Um momento dinâmico e interativo, permitindo aos presentes conhecerem a Web Summit pelos olhos de quem já pisou o palco.

Convidado especial: Bio: Ghers Fisman has an academic background in Economics and Finance, and spent the first five years in Consulting departments of KPMG and PwC. Since 2020, he has being leading the Data and Consulting teams in StartupBlink, working with startup ecosystem developers around the world.

 

ATIVIDADE 2 -  FERRAMENTAS E INICIATIVAS DESENVOLVIDAS PELA NOSI PARA ACELERAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS- CASO IGRPWEB E NOSIAKADEMIA

Data: 19.05.2013

Local: Sala de Conferências da FEFE - FIC

Horário: das 11h às 12h

Apresentaremos casos de sucessos de entidades e startups que adotaram o IGRPWeb (plataforma que fornece às Startups e Empresas TIC já consolidadas no mercado, a oportunidade de desenvolverem soluções com maior qualidade, rapidez e segurança), compartilhando suas experiências e resultados alcançados. Além disso, abriremos espaço para interação e perguntas, permitindo que os participantes compreendam melhor como o IGRPWeb pode impulsionar a eficiência e a transparência nos seus negócios.

Teremos ainda a oportunidade de interação com os participantes e para os jovens Alumni/Estagiários que participaram do programa de estágios do NOSiAkademia, falar, na primeira pessoa, sobre o impacto que o programa teve no desenvolvimento e potencialização das suas competências profissionais e pessoais, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e para o mundo do empreendedorismo.

 

ATIVIDADE 3 – CONVERSA ABERTA “COMO EMPREENDER EM CABO VERDE” COM VICE-PRIMEIRO MINISTRO E MINISTRO DAS FINANÇAS DE CABO VERDE

O Vice-Primeiro Ministro estará connosco para uma conversa aberta e franca com todos os nossos expositores e não só. Estaremos a abordar assuntos atuais e a dar palco aos jovens para exporem as suas preocupações e não só.

Data: 19.05.2013

Local: Sala de Conferências da FEFE - FIC

Horário: das 15h às 17h

 

ATIVIDADE 4 - CONSTRUINDO BANCOS DO FUTURO / BUILDING THE BANKS OF THE FUTURE

Um momento de partilha prática, dinâmica e interativa, á volta das soluções made in Cabo Verde voltadas para a tecnologia financeira.

Num formato de “Pitch Presentation”, cada Startup terá oportunidade de apresentar o seu produto, em até 3 minutos.

Será um momento dedicado à área FinTech, isto é, startups já com operação no mercado cabo-verdiano.

Num segundo momento, será dinamizada uma roundtable com os principais players do ecossistema financeiro nacional (BCN, BCA, IIB e BI), à volta do tema “Construindo Bancos do Futuro”, com espaço ainda para “Q&A” – Perguntas e Respostas do público.

Data: 20.05.2013

Local: Sala de Conferências da FEFE - FIC

Horário: das 10h às 12h

  

ATIVIDADE 5 - INOVAR COM EFICÁCIA – UNITEK

Data: 20.05.2013

Local: Sala de Conferências da FEFE - FIC

Horário: das 15h às 18h

 Será que inovar é um trabalho só ao alcance dos “Deuses” ou existem técnicas específicas para transformar uma ideia num negócio rentável? Existe algum melhor caminho para validar a minha ideia? Como consigo inovar sem correr muitos riscos? Como evito desenvolver um produto/serviço que ninguém quer?

 Estão todos convidados a participar na sessão “Inovar com Eficácia”, dinamizada pelo Hugo de Sousa – empreendedor, professor de inovação em Lisboa/Londres – e aprender através da partilha de experiências na primeira pessoa, e de ferramentas concretas para serem bem-sucedidos nos vossos esforços de inovação.

 A sessão terá uma componente de partilha e uma componente prática, porque acreditamos que para inovar é preciso arregaçar as mangas e trabalhar, e é o que vamos fazer!

 Convidado: Hugo Sousa - um empreendedor especialista em Inovação Corporativa, Managing Partner da Innovation by Kaizen, Professor Convidado em Strategic Business Analytics na Bayes Business School - City University of London e Guest Speaker na Nova SBE Executive Education.

 

 

 

 

Pró Empresa participa no 1º Fórum Internacional de Reconversão da Economia Informal

A Pró Empresa, através da Diretora de Gestão de Programas, Sandra Borges, participou no 1º Fórum Internacional de Reconversão da Economia Informal que decorreu nos dias 19 a 20 de setembro em Luanda, sob o lema "Reconversão da Economia Informal - O Vetor para o Crescimento Económico e a Sustentabilidade Fiscal".
 
A representante da Pró Empresa foi uma das participantes da Mesa Redonda - "Boas Práticas sobre uma abordagem de Transição da Economia Informal", onde partilhou a Experiência de Cabo Verde quanto a problemática da formalização da economia informal. No painel participaram também, representantes da OEACP (Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico), SEBRAE (Brasil), UCAN (Angola), AFC Parteners (Angola) e IPEME (Moçambique).
 
Este Fórum é uma iniciativa do Governo Angolano, sob execução do Ministério da Economia e Planeamento, no quadro do Programa de Reconversão da Economia e Informal, PREI.
 

Concurso Nacional de Ideias para projetos da Economia Azul, no âmbito do Programa de Assistência Técnica para a Economia Azul - PROMEB II.

O concurso insere-se no quadro da operacionalização do PROMEB (Programa de Assistência Técnica para a Promoção da Economia Azul)no quadro do projeto GCP/CVI/051/SPA - Promoção do empreendedorismo na Economia Azul, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e implementado pela FAO e operacionalizada pela Pro Empresa.

  1. O concurso tem como objetivo geral identificar, atrair e promover o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e iniciativas empreendedoras que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana.  

 

  1. Como objetivos específicos, pretendem-se: 
    1. Promover o desenvolvimento de ideias que possam contribuir para um maior aproveitamento das potencialidades de cada ilha, ao nível da Economia Azul; 
    2. Criar oportunidades para que os jovens possam transformar ideias em negócios; 
    3. Estimular os jovens a apresentar projetos inovadores, dinâmicos e exequíveis para a economia Azul; 

 

O concurso irá funcionar em 3 (três) fases, sendo: 

  1. Numa primeira fase um concurso local, ao nível dos municípios; 
  2. Numa segunda fase, ao nível da ilha; e  
  3. Numa terceira fase, um concurso nacional, com as candidaturas apuradas das ilhas.  

 

Serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados: 

 

  • 1º Premio – 521 585 CVE (Quinhentos e vinte um mil, quinhentos e oitenta e cinco escudos) 
  • 2º Premio – 312 951 CVE (Trezentos e doze mil, novecentos e cinquenta e um escudos) 
  • 3º Premio – 208 634 CVE (Duzentos e oito mil, seiscentos e trinta e quatro escudos) 

A candidatura ao concurso será através da plataforma https://proe.proempresa.cv/.

 

Agarre esta oportunidade e e veja a tua ideia de negócio virar uma realidade.

 

1ª Edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial - FEFE

O crescimento e a competitividade da economia cabo-verdiana constituem um dos eixos estratégicos do programa do Governo, visando, nomeadamente, construir, sobre a dinâmica de transformação em curso, um patamar superior de desenvolvimento assente em novos paradigmas de crescimento e competitividade, a saber: um crescimento forte, gerador de riquezas e movido pelo sector privado; uma economia competitiva assente no desenvolvimento de vantagens competitivas, suportada pela inovação, pela produtividade e pela qualidade e um crescimento gerador de emprego.

No âmbito da promoção das iniciativas empresariais compete à PRÓ EMPRESA a realização de atividades, nomeadamente as relacionadas com a promoção do empreendedorismo, da inovação e da melhor utilização da capacidade produtiva instalada, visando o fortalecimento e expansão das atividades empresariais existentes nos domínios do comércio, do turismo, do agronegócio, das indústrias criativas, da economia do mar, das TIC, entre outros.

Assim, e volvendo seis anos da sua criação, a Pró Empresa, através do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial e em parceria com demais instituições do ecossistema empresarial, nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção Geral do Emprego (DGE), o Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF), orientada pelos objetivos do Programa do Governo, tendo a atribuição de gerir programas de empreendedorismo, empregabilidade, fomento da inovação e desenvolvimento empresarial dirigidos às micro, pequenas e médias empresas, promove entre os dias 18 e 20 de maio no espaço FIC na cidade da Praia,  a 1ª Edição da FEIRA EMPREENDEDORISMO E FOMENTO EMPRESARIAL - FEFE, de carácter nacional, que visa essencialmente:

  • Promover um espaço de interação entre Start Ups, micro e pequenos empresários e jovens empreendedores beneficiados no âmbito dos programas de promoção do empreendedorismo, desenvolvimento empresarial, emprego e empregabilidade;
  • Facilitar a troca de informações e de experiências;
  • Promover o matching entre a demanda dos jovens e os benefícios, facilidades e oportunidades disponíveis ao nível da promoção empresarial e fomento do emprego;
  • Promover novas iniciativas empresariais, alargamento da base de contatos e identificação de novas oportunidades de negócios.

 Fique atento aos horários da FEFE 

  • 18/05 - Das 16 horas ás 22 horas (cerimónia de abertura às 16horas)
  • 19/05 - Das 10 horas ás 20 horas
  • 20/05 - Das 10 horas ás 20 horas (encerramento)

A ENTRADA É LIVRE!!!

Esperamos por sua visita!

Cabo Verde visita ecossistema de inovação Luxemburguês

Como parte da estratégia de reforçar as medidas de fomento à criação de startups de base tecnológica em Cabo Verde, a convite da LuxDev, uma delegação cabo-verdiana esteve esta semana em missão no Luxemburgo, com o propósito de conhecer as políticas e atores do ecossistema digital daquele país.

A comitiva, composta pelo Diretor Geral do Emprego, Dr. Danilson Borges, o Presidente da PROEMPRESA, Dr. Edney Cabral, o Coordenador da Cabo Verde Digital, Eng. Milton Cabral, e o Coordenador do Programa Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa Dr. Eusébio Mora, esteve em visita de trabalho durante três dias, de 30 de agosto a 1 de setembro. Além de encontros com algumas estruturas do Governo Luxemburguês, nomeadamente do Ministério da Economia, do Ministério da Digitalização e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da agenda da missão constaram ainda visitas a atores chaves do ecossistema startups daquele país, incluindo seus programas, bem como o centro de inovação digital.

A Casa das Start-Ups, Casa do Empreendedorismo, Casa da Cibersegurança, Clube de Inovação Aberta, entre outras incubadoras, são instituições que também receberam visita da delegação. A missão resulta de uma iniciativa organizada no âmbito do Programa de apoio ao setor de Emprego e Empregabilidade, financiado pela Cooperação Luxemburguesa, que vem na sequência da Comissão de Parceria CV-LU realizada em março, onde o setor do Digital foi apontado como uma das áreas de aposta para a diversificação económica das relações entre os dois países.

 A possibilidade de colaboração com as instituições supracitadas no domínio de desenvolvimento de capacidades digitais, acesso a fundos, cyber segurança estão entre os resultados da missão. Visitas que constituem assim oportunidades para explorar novas vias de cooperação entre os ecossistemas do Luxemburgo e Cabo Verde, e discutir possíveis sinergias com instrumentos do setor privado e com a LuxDev. Ou seja, os insights partilhados ajudarão a construir pontes com diferentes parceiros do ecossistema digital da Cooperação do Luxemburgo.

Concurso IDEA App Cabo Verde

Se tem uma empresa inserida na economia azul em fase inicial que luta para ultrapassar desafios, o nosso programa de incubação pode ser exactamente o que procuras. Está a sentir-te um pouco inseguro? Aqui estão três razões pelas quais ingressar no programa IDEA App pode ser útil para ti:

 

1️⃣ Irás desenvolver um plano de crescimento de três anos. Qualquer negócio, incluindo os azuis, deve ter um plano financeiro. Com nosso programa, desenvolverás um orçamento, preverás fluxos de caixa e tomarás decisões financeiras informadas para garantir que o negócio possa sobreviver a longo prazo. 💸💡

 

2️⃣ Irás explorar como vender mais: No início, todos nós lutamos para encontrar clientes e alcançar novos mercados. No nosso programa de incubação, podes aprender como desenvolver uma estratégia de marketing e conectar-te com especialistas do setor que podem ajudar-te a expandir o teu alcance e aumentar o lucro! 📈🔍

 

3️⃣ Aprenderás com especialistas do sector: Forneceremos acesso a uma rede de profissionais do setor; incluindo outros empreendedores e mentores. Juntos terão uma visão valiosa de profissionais experientes que o podem ajudar a desenvolver as competências e conhecimentos necessários para fazer crescer o negócio.🤝🔍

 

4️⃣ Terás a possibilidade de investimento: Entendemos que ter negócios em fase inicial pode ter dificuldades em aceder a fontes de financiamento tradicionais, é por isso que estamos a oferecer:

 

👉Um mentor pessoal; 

👉Um método estruturado comprovado por mais de 3800 empreendedores;

👉Para 30 jovens empreendedores no setor da economia azul ou associado;

👉Apoio do Business Incubation Center (BIC); 

👉Oferta de 50% de desconto no serviço de internet (10GB por mês durante 7 meses);

👉Oferta de números de telefone UNITEL T+;

👉Tudo isto gratuitamente!

Além disso, os vencedores recebem ainda:

 

👉Criação de Identidades Visuais (Logotipo, Flyer e Cartão de Visita) para os 3 vencedores do programa;

👉Software de faturação Jasmin na versão Standard, Plus ou Premium (dependendo das necessidades do empreendedor) bem como capacitação para a sua implementação, e acompanhamento por um período de 3 meses para os 3 vencedores do programa;

👉50h de capacitação na Academia do Empreendedor (BIC) para os 3 vencedores do programa;

👉Desenvolvimento de 1 website com hospedagem gratuita por um ano para o vencedor da categoria Geral;

👉1 Roteador 4G por 3 meses com 50GB/mês para o vencedor da categoria "Inovação Tecnológica" (TI);

 

Queremos ajudar-vos a financiar os vossos empreendimentos e a alcançar o crescimento! 📊🚀

 

Portanto, se tens um negócio em estágio inicial no setor da economia azul que enfrenta esses desafios, considera entrar no nosso programa de incubação. Ao obter acesso a esta experiência e uma rede de apoio, poderás superar esses desafios e levar o negócio para o próximo nível. 🚀🌊

 

Candidatem-se já em https://programs.bridgeforbillions.org/pt/idea-app-cape-verde-entrepreneurs/

Programa para Investimento da Diáspora Cabo-verdiana

No âmbito do Plano Estratégico para a Diáspora 2022-2026, o Ministério das Comunidades (MdC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estão a promover uma consulta on-line dirigida às comunidades cabo-verdianas no exterior, no quadro do projeto “ Programa para o Investimento dos Empresários da diáspora cabo-verdiana em Cabo Verde”.
 
A consulta tem como objetivo compreender o perfil dos investidores potenciais da nossa diáspora e identificar as suas necessidades e prioridades para o desenvolvimento de ações concretas para potencializar a participação das comunidades cabo-verdianas no processo de desenvolvimento do país.
 
Considerando a importância desta iniciativa, agradecíamos o engajamento de todos neste processo, respondendo à conversação on-line através do link https://ee.kobotoolbox.org/x/PxpOdFqx (versão português, inglês e francês).
 
Pelo engajamento e pela participação ativa da diáspora no processo de desenvolvimento de Cabo Verde!