Primeiro-Ministro prevê “boa retoma” do turismo a partir de Setembro

0
0
0
s2sdefault

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, manifestou-se esta sexta-feira confiante numa “boa retoma” do turismo no Inverno, de Setembro em diante, desde que todas contribuam para o combate da covid-19 em Cabo Verde.

O chefe do Governo fez esta previsão, na ilha do Sal, onde comunicou a situação de calamidade em Cabo Verde, face ao aumento da propagação do vírus da covid-19, depois de uma visita guiada, na parte de manhã, às dependências do Hospital Regional Ramiro Figueira.

Considerando que o aumento da propagação do vírus deve-se ao contágio de pessoa para pessoa, devido ao desrespeito pelas normas sanitárias, o governante renovou a necessidade de se reforçar todas as medidas restritivas, coercivas e de fiscalização, mas sobretudo, conforme sublinhou, medidas no sentido da responsabilidade cidadã.

Ulisses Correia e Silva observou que enquanto o turismo não reabrir, as consequências são para as pessoas, famílias, trabalhadores, que ficam sem rendimento, emprego… daí que há que dar algo em troca, e esse algo em troca, conforme enfatizou, é a mudança de atitude e comportamento de todos e de cada um.

“Quanto mais as pessoas se infectam umas às outras, quanto mais criam condições para que essa infecção exista, mais teremos casos. Quanto mais as pessoas fizerem ajuntamento, quanto menos usarem máscaras e higienização das mãos… haverá mais transmissões. As regras são sempre as mesmas: proteger”, exteriorizou, insistindo na necessidade do uso da máscara já que é um elemento de maior protecção.

Correia e Silva falou ainda em “tolerância zero” em tudo quanto é festas, ajuntamentos ou actividades que possam ser factores de transmissão porque o vírus, conforme elucidou, é idêntico em toda a parte, embora possa ter as suas mutações, “ataca da mesma forma”.

“E assim iremos controlando, e contornando, baixando o número de transmissão permite que a entrada das vacinas massificada possa produzir também outro efeito”, analisou, anunciando a chegada, brevemente, de mais lotes ao País.

“A vacinação está a um bom ritmo tendo em conta a quantidade de vacinas que temos disponíveis, AstraZeneca e Pfizer. Vamos receber mais lotes de vacinas nos próximos dias. E recebendo mais vacinas, vamos aumentar o número de pessoas a serem vacinadas”, manifestou.

Confrontado com o facto de se associar o aumento da propagação do vírus no País com as recentes actividades de campanha eleitoral, Ulisses Correia e Silva admitiu essa hipótese, compreendendo, entretanto, que não se deverá passar aos cidadãos a ideia de que há um problema político-partidário de combate à covid-19.

“A democracia tinha que funcionar, sabemos que fazendo campanhas eleitorais há ajuntamento. Temos que reforçar as medidas da mesma forma, porque não é só um problema das campanhas, é um problema das transmissões, das festas, dos ajuntamentos, do não uso de máscaras (…), justificou, alegando que tudo isso tem de ser validado e pôr o foco no “bom combate” que deve ser feito por todos.

 

Fonte: Expresso das ilhas - https://expressodasilhas.cv/economia/2021/05/01/primeiro-ministro-prevore-boa-retoma-do-turismo-a-partir-de-setembro/74586

XV Edição da Newsletter da Pró Empresa

XV Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

A XV Edição da Newsletter da Pró Empresa, dá um realce aos testemunhos de alguns jovens, que foram beneficiados pelos Programas do Governo de Formação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, através dos mesmos, os jovens conseguiram  mudanças positivas em suas vidas e a realização dos seus sonhos.

 

 

Candidatura para o programa "Digitization Program For Women-Led Businesses"

0
0
0
s2sdefault

A incubadora Maio Business Center (MBC), em colaboração com o hub de tecnologia EldoHub, do Quénia, tem abertas as inscrições para o programa “Digitization Program For Women-Led Businesses”. Esta edição conta com o suporte técnico e financeiro da AfriLabs, Digital Africa e Agence Française de Développement (AFD).

 O “Digitization Program For Women-Led Businesses” é um programa desenvolvido pela MBC e pela EldoHub e tem como objetivo principal ajudar mulheres empreendedoras a transformar os seus negócios, através de ferramentas e tecnologias digitais. O programa surge como resposta aos desafios trazidos pela pandemia do Covid-19 e á necessidade de adaptar os negócios ao novo paradigma, através da digitalização. Nesta primeira edição, o programa irá beneficiar 60 mulheres (30 em Cabo Verde e 30 no Quénia).

 Quem pode participar?

  • Mulheres que possuem negócio (com sede em Cabo Verde) ou uma ideia de negócio (a ser implementado em Cabo Verde);
  • Idade entre os 18 e 40 anos;
  • Podem inscrever equipas de 2 ou 3 elementos (constituídas apenas por mulheres);

 O programa inclui:

  • Workshops práticos de desenvolvimento de produto e modelos de negócios,
  • Assistência técnica especializada na digitalização e desenvolvimento de protótipos,
  • Ações de formação e capacitação,
  • Mentoria com especialistas nacionais e estrangeiros;
  • Demo Day Nacional (competição PITCH), com prémios para os melhores;
  • Demo Day Internacional (competição PITCH entre participantes de Cabo Verde e Quénia);

O programa é 100% virtual e todas as atividades / eventos serão realizados com recurso a plataformas e ferramentas online.

A candidaturas devem ser feitas, até ao dia 17 de Fevereiro, através do preenchimento e envio do formulário online disponível neste link: https://forms.gle/NA7w619R1PA2EDXP9 . As candidaturas serão analisadas por ume equipa técnica e a seleção será feita com base em critérios previamente definidos no regulamento do programa.

 Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em: www.maiobusinesscenter.com/women-led-business ou em https://www.facebook.com/MaioBusinessCenter

Fórum: “De olhos no futuro, São Nicolau uma ilha de oportunidades”

0
0
0
s2sdefault

No âmbito das atividades da Rede Local de Trabalho de S. Nicolau-RLT-SN em parceria com o Programa de Emprego e Empregabilidade (CVE/081) da Cooperação Luxemburguesa, a Pró Empresa participou do SUNSET - FÓRUM  EMPRESARIAL INTERMUNICIPAL, COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL, com o lema  “De olhos no futuro, São Nicolau uma ilha de oportunidades”, que teve lugar na cidade do Tarrafal, no passado dia 30 de Abril de 2021. 

O Fórum teve como objetivos: 

Promover Oportunidades de Negócios para Investimento

  • Identificar e apresentar as oportunidades de investimento em setores prioritários e emergentes; 
  • Identificar e apresentar os Projetos emblemáticos, suscetíveis de atrair investimento do sector privado; 
  • Apresentar propostas especificas de investimento, já iniciadas, por empresários e investidores que desejam se comprometer com a economia de São Nicolau. 
  • Demonstrar a investidores, o potencial e os benefícios de investir em São Nicolau, particularmente os benefícios fiscais 

Expor as fontes de Mobilização de Recursos Financeiros Necessários para a Execução de Projetos: 

  • Identificar instituições e instrumentos financeiros disponíveis para empresários e investidores que atendam às suas necessidades de financiamento e mitigação de riscos; 
  • Identificar os investidores que desejam envolver-se no financiamento da com vista ao desenvolvimento sustentável e equitativo.   

 O evento contou com a participação de mais de 60 pessoas do negócio, incluindo, promotores, investidores, representantes dos setores público e privado. 

Empresários foram convidados a compartilhar suas experiências sobre desafios, dificuldades e ganhos, as fontes inovadoras de financiamento e engajamento do setor privado no crescimento inclusivo e sustentável da ilha. 

Os beneficiários dos programas e do acompanhamento empresarial da Pró Empresa apresentaram seu percurso, oportunidades e benefícios em estabelecer uma parceria com o Instituto. 

Pró Empresa, a parceria que seu negócio precisa!

XIV Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

A XIV Edição da Newsletter da Pró Empresa é um especial sobre as Conversas Abertas do Primeiro Ministro com os jovens e empreendedores, que aconteceram em várias concelhos do país.

E apresenta também, os resultados alcançados do setor de emprego e empregabilidade.

 

 

Cabo Verde Safe

0
0
0
s2sdefault

No âmbito do programa de Retoma do Turismo, o Instituto do Turismo de Cabo Verde, em parceria com o Acelerador Lab do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desenvolveu o micro-website "cabo verde safe" com o objetivo de fornecer  informações úteis e credíveis sobre a situação sanitária do país. 

A página contém informações orientadas para os Turistas, multilíngue, e pode ser alojada em qualquer site que deseje transmitir aos seus visitantes informações simplificadas,  sobre as condições de viajem dentro do país, atendendo ao atual contexto mundial.  

Saiba mais:  https://caboverdesafe.com/EN/index.html 

Como os bancos estão a enfrentar a pandemia e a financiar a economia

0
0
0
s2sdefault

A pandemia da COVID -19 é um grande choque para a economia. Os bancos têm um papel primordial neste cenário.

Para diminuir o impacto dos efeitos da pandemia sobre a economia cabo-verdiana, os bancos tem adotando uma série de medidas fundamentais, para o bom funcionamento do mercado.
 
 

Seminário Internacional - O Empreendedorismo como Estratégia de Promoção do Crescimento Azul

0
0
0
s2sdefault

O Seminário Interncional Online - "O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO AZUL”, decorre nos dias 25 e 26 de Março. Um evento, organizado pela Universidade de Cabo Verde em parceria com a Universidade de VIGO (Espanha), no âmbito do Programa EMPREAMAR-CV segunda edição.

Tem como objetivo, o aprofundamento do debate sobre economia Azul, e o fortalecimento das capacidades dos atores implicados e dos participantes; fomento da transferência de conhecimento e de aprendizagem; promoção e capacitação do ecossistema de empreendedorismo marinho em Cabo Verde, promoção de intercâmbio das experiencias na economia azul e abertura de novas oportunidades empresariais e formativas aos participantes.

 

INSCREVA-SE ATRAVES DO LINK: https://unicv.edu.cv/sio

FORMULARIO DE INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=0oR2aCPXGU2DFz2tklq1wj8_GWIyzmpOvbsA8V9-sl1UQlU5U05XNzJON0dQSVpKTUhETTc1RVBBMC4u

ATRANSMISSÃO SERÁ:  

Via ZOOM e facebook em simultâneo

Web site da UNICV: www.unicv.edu.cv;

do EMPREAMAR-CV:www.empreamarcv.org;

Call For Startups - África Youth Climate Hub (AYCH), Lança Programa de Incubação para apoiar Start Ups Verdes

0
0
0
s2sdefault

Promovida pela Fundação Mohammed VI Para a Protecção do Meio Ambiente, a iniciativa destina-se aos start ups de aplicações, para participarem num programa de incubação de inicialização a favor do clima e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O programa de incubação irá promover o desenvolvimento de empresas verdes que forneçam soluções inovadoras na África para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Quer participar num projeto inovador e contribuir para uma África mais sustentável e livre de carbono?

Para mais informações acesse o site https://youthclimatehub.org/

Boletim Oficial - Lei nº 126/IX/2021, de 23 de abril - 3ª alteração o regime do Lay off

0
0
0
s2sdefault

Prezados Empreendedores | Empresários,

Cordiais Saudações,

A Pró Empresa, com o intuito de levar todas as informações até si, passará a publicar os Boletins Oficiais que possam ser do vosso interesse.

Hoje publicamos o Boletim Oficial de nº 43 - I Série de 23 de Abril de 2021 que publica a 3ª alteração à Lei nº 97/IX/2020, de 23 de Julho, que estabelece a medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia da COVID-19, através do regime simplificado da suspensão do contrato de trabalho.

Votos de uma boa leitura!

TDR Conceção dum Módulo de serviços - Marketplace

0
0
0
s2sdefault

No âmbito do programa Emprego, Empregabilidade e Inserção, executado pela OIT e PNUD, com financiamento da Cooperação Luxemburguesa, liderado pelo Governo de Cabo Verde, pretende-se contratar um consultor / empresa para a prestação de serviços na área de TI para a conceção e incorporação de um módulo Marketplace na Plataforma PEPE, com vista a apresentação/divulgação de serviços “online” prestados pelos jovens formados pela Instituição.

Especificamente o módulo deverá permitir:

a) A inscrição dos prestadores de serviços na Plataforma, mediante critérios pré estabelecidos; 

b) A consulta pública e o acesso por parte dos consumidores;

c) A categorização dos serviços por área de atuação / negócio;

d) O contato e agendamento entre o consumidor e o prestador do serviço;

e) O pagamento do produto adquirido; f) A avaliação dos serviços prestados.

 

TDR

 

Cabo Verde participa do Campeonato do Mundo de Andebol Seniores Masculinos

0
0
0
s2sdefault

A Seleção Nacional de Andebol, sénior masculino irá participar pela primeira vez, em um Campeonato do Mundo de Andebol Seniores Masculinos. A edição, a 27a, terá lugar no Egipto, nas cidades do Cairo e Alexandria, entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2021, e terá a participação de 32 países, sendo transmitido para todo o mundo.

Este é um feito inédito para o desporto Nacional e para a Nação cabo-verdiana, por ser a primeira ocasião que uma modalidade coletiva se qualifica, por mérito, para a  maior competição da sua modalidade.

A Seleção Nacional Sénior Masculina de Andebol e a Federação Cabo-verdiana de Andebol conseguiram este feito histórico para o País e esta missão é de TODOS os Cabo-verdianos.

O evento será transmitido em todos os continentes, via IHF TV (jogos exclusivos ao vivo e gratuitos), através do site oficial do torneio IHF (apensa mercados não vendidos), via canais de televisão importantes, tais como: Eurosport, Canal+, TSF1, BeIN Sports, SportTV, RTVE, Kwese, etc.