Edição Especial - Newsletter da Casa do Empreendedor

Caros,

Apresentamos a edição especial da Newsletter da Casa do Empreendedor que terá como destaques o lançamento do Banco Jovens e Mulheres e da linha de financiamento Stimula Empreenda+, iniciativas do Governo de Cabo Verde em parceria com as instituições do Ecossistema de financiamento, emprego e empregabilidade e que tem como objetivo colmatar alguns obstáculos na obtenção de financiamento por parte das startups e empresas, especialmente para iniciativas promovidas por jovens e mulheres empreendedores.


Confira esta e outras notícias desta edição especial e desejamos uma boa leitura. 


Pró Empresa, o parceiro ideal para o seu negócio.

Pró Empresa participa na reunião de parceria para o desenvolvimento das PMEs da CEDEAO, co-organizada com o NASME.

A Pró- Empresa desempenhou um papel fundamental na reunião de parceria para o desenvolvimento das PMEs da CEDEAO, co-organizada com o NASME.
 
Este evento marcou a criação do comité diretor para o estabelecimento da Coligação de Pequenas Empresas da CEDEAO (ESBC), um passo significativo para uma associação regional unificada de PME e PMI.
O envolvimento da Pró- Empresa foi realçado pela participação de representantes-chave: Sandra Borges, Diretora dos Serviços Centrais de Gestão de Programas; Adilson Pinto, Coordenador Nacional de Promoção Empresarial; e Loide Monteiro, representante das mulheres empresárias de Cabo Verde.
 
As suas contribuições sublinham a dedicação da Pró- Empresa à promoção do crescimento das PME e das PMI na região da CEDEAO, assegurando a participação ativa destas entidades nos esforços de integração regional e aumentando a sua competitividade a uma escala mais ampla.
 
A formação do ESBC, orientada pelo comité de direção, visa mobilizar as PMEs e as PMIs nos estados membros, estabelecendo um quadro operacional sólido e uma estrutura de governação para apoiar eficazmente as pequenas empresas na região da CEDEAO.

Cabo Verde visita ecossistema de inovação Luxemburguês

Como parte da estratégia de reforçar as medidas de fomento à criação de startups de base tecnológica em Cabo Verde, a convite da LuxDev, uma delegação cabo-verdiana esteve esta semana em missão no Luxemburgo, com o propósito de conhecer as políticas e atores do ecossistema digital daquele país.

A comitiva, composta pelo Diretor Geral do Emprego, Dr. Danilson Borges, o Presidente da PROEMPRESA, Dr. Edney Cabral, o Coordenador da Cabo Verde Digital, Eng. Milton Cabral, e o Coordenador do Programa Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa Dr. Eusébio Mora, esteve em visita de trabalho durante três dias, de 30 de agosto a 1 de setembro. Além de encontros com algumas estruturas do Governo Luxemburguês, nomeadamente do Ministério da Economia, do Ministério da Digitalização e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da agenda da missão constaram ainda visitas a atores chaves do ecossistema startups daquele país, incluindo seus programas, bem como o centro de inovação digital.

A Casa das Start-Ups, Casa do Empreendedorismo, Casa da Cibersegurança, Clube de Inovação Aberta, entre outras incubadoras, são instituições que também receberam visita da delegação. A missão resulta de uma iniciativa organizada no âmbito do Programa de apoio ao setor de Emprego e Empregabilidade, financiado pela Cooperação Luxemburguesa, que vem na sequência da Comissão de Parceria CV-LU realizada em março, onde o setor do Digital foi apontado como uma das áreas de aposta para a diversificação económica das relações entre os dois países.

 A possibilidade de colaboração com as instituições supracitadas no domínio de desenvolvimento de capacidades digitais, acesso a fundos, cyber segurança estão entre os resultados da missão. Visitas que constituem assim oportunidades para explorar novas vias de cooperação entre os ecossistemas do Luxemburgo e Cabo Verde, e discutir possíveis sinergias com instrumentos do setor privado e com a LuxDev. Ou seja, os insights partilhados ajudarão a construir pontes com diferentes parceiros do ecossistema digital da Cooperação do Luxemburgo.

Pedido de candidaturas (RFA) de Organizações de Desenvolvimento Local para servir como Organização Parceira da USADF em Cabo Verde

A Fundação dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Africano (USADF), uma agência independente do Governo dos Estados Unidos, admite candidaturas de organizações que possuam os conhecimentos e a experiência necessários para prestar assistência técnica e apoio a grupos de base que procuram ou são beneficiários de financiamento da USADF. A futura organização parceira estará sediada na cidade da Praia. A USADF assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério das Finanças e da Promoção Empresarial de Cabo Verde para promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PME) nos setores da agricultura, das energias renováveis, da economia azul, do emprego jovem, da capacitação das mulheres e do empreendedorismo.

1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem

Apostar nos jovens como futuro de Cabo Verde é um dos principais desígnios do Governo de Cabo Verde para esta Legislatura, comprometendo-se a reforçar sistematicamente o investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens para em 2026 reduzir o número de jovens fora da educação, emprego ou formação.

Neste sentido, o Governo tem apostado na promoção de políticas públicas para massificar a inserção produtiva dos jovens através de educação de qualidade, da formação profissional, de estágios profissionais e do empreendedorismo, elegendo ainda a promoção do empresariado jovem como um dos seus importantes compromissos a atingir a curto prazo, através de uma abordagem integrada cujo principal propósito é o de criar condições institucionais, estímulos e incentivos, oferecendo, por esta via,  novas oportunidades de emprego e de desenvolvimento/criação de negócios aos jovens

Neste sentido, o Governo assumiu o compromisso de aprimorar a comunicação com os jovens, através da promoção de espaços de diálogo e de participação dos jovens na conceção e implementação de políticas públicas com impacto na juventude. Assim, definiu como prioridade em 2024, realizar a CIMEIRA DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO JOVEM, sob o lema “CRIAR OPORTUNIDADES E CONECTAR FUTUROS”, promovido pelo Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, através Casa do Empreendedor, Direção Geral do Emprego e o Instituo de Emprego e Formação Profissional e demais instituições do setor EFE e IDJ.

 A ideia subjacente é reconhecer que os jovens são uma parte importante da sociedade e que suas necessidades e preocupações devem ser abordadas de forma efetiva pelas políticas públicas.

O evento visa promover uma plataforma para que os jovens possam expressar suas opiniões, compartilhar ideias e contribuir para a formulação de políticas que os beneficiem.

 

OBJETIVOS

A juventude representa o motor impulsionador do futuro, com ideias inovadoras e uma energia vibrante. Reconhecendo o papel crucial dos jovens na construção de um mundo sustentável e próspero, a 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem visa facilitar um diálogo construtivo entre jovens, governo, entidades públicas e privadas, instituições financeiras, organizações não governamentais (ONGs) e setor privado, visando criar um ambiente propício para o acesso a qualificação, desenvolvimento de competências e financiamento de iniciativas lideradas por jovens, além de:

  1. Promover uma reflexão e análise das políticas públicas existentes atualmente, para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem;
  2. Anunciar nova abordagem de politicas públicas de financiamento para a juventude
  3. Promover um espaço para criar ligações e reunir elementos chave e atores do ecossistema que fornecem soluções financeiras e não financeiras a jovens;
  4. Explorar e identificar novas oportunidades de financiamento e colaboração para as iniciativas lideradas pelos jovens (novas formas de financiamento de kits, programa Scale Up, programa para financiamento de jovens e mulheres, etc).
  5. Promover o diálogo sobre o reforço do investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens;
  6. Analisar a aposta no desenvolvimento de competências voltada para o empreendedorismo e intra-empreendedorismo e a promoção da inovação e talentos em áreas de futuro;
  7. Aprofundar a análise sobre a requalificação de jovens que saíram do sistema de ensino /formação há algum tempo e com dificuldades de inserção profissional;
  8. Capacitar os participantes, fornecendo-lhes conhecimentos, habilidades e recursos necessários para se tornarem empreendedores, líderes ou profissionais bem-sucedidos, por meio de palestras inspiradoras, workshops práticos, mentorias e oportunidades de networking.
  9. Promover uma plataforma de diálogo para conectar jovens empreendedores a investidores e proporcionar condições para que os jovens construam redes de contatos valiosas e explorem oportunidades de carreira e de negócios.

 

PÚBLICO ALVO

O público-alvo da 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem em Cabo Verde deve ser diversificado, considerando diferentes grupos dentro da juventude e outros stakeholders interessados, nomeadamente:

  • Jovens líderes
  • Jovens Empreendedores e empresários
  • Organizações não governamentais
  • Associações e Agremiações empresariais
  • Promotores de iniciativas para jovens
  • Estudantes universitários, técnicos/profissionais

 

Conheça o programa da Cimeira👇 

 

Fórum Regional da Juventude, para a região Norte do País (São Vicente, Santo Antão e São Nicolau)

O Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), pretende realizar a 2ª edição do Fórum Regional da Juventudepara a região Norte do País (São Vicente, Santo Antão e São Nicolau). Esta iniciativa tem constituído um mecanismo privilegiado de interação dos jovens com os governantes, com os investidores, cientistas, personalidades, e institutos nacionais e internacionais. 

 Neste sentido, a cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, acolherá o referido evento entre os dia10 e 11 de Julho, sob o lema " Economia Azul e Industrias Criativas - explorando a Sustentabilidade e a Inovação com os Jovens"

Para  mais informações acesse: https://youth-connekt.bubbleapps.io/.../f%C3%B3rum...

III Edição da Newsletter da Casa do Empreendedor

Caros Parceiros

Empresários e empreendedores!

Finalizamos o mês de abril com a III Edição da nossa Newsletter da Casa do Empreendedor.

Esta edição tem como nota abertura uma análise da Presidente do Conselho de Administração da Pró Garante, Antónia Cardoso sobre a importância do empoderamento feminino, na sociedade e no mundo.

Como destaque na Edição de Março, trazemos a 1ª Cimeira de Investimento& Financiamento Jovem que decorreu de 07 a 09 de Março na Cidade da Praia, sob o lema “Criar Oportunidades e Conectar Futuros”. A Cimeira foi um palco de análise e de reflexão, tendo como pano de fundo um conceito dinâmico e interativo.

E ainda, nesta edição poderá conhecer os números dos programas da Pró Empresa no ano de 2023, conhecer um pouco sobre o Registo de Garantias Mobiliárias — RGM e também sobre a Pró Capital, e por último mas não menos importante o Caso de Sucesso do Restaurante Vanusa na ilha do Maio, beneficiária do programa Fomento do Microempreendedorismo da Pró Empresa.

 Venha conferir todas as notícias, votos de uma boa leitura!

Iª Edição Newsletter - Casa do Empreendedor

 
Caros Parceiros
 
Empresários e empreendedores!
 
Para a Casa do Empreendedor, 2023 foi um ano de muitas conquistas e de enormes desafios que, graças ao vosso apoio, conseguimos ultrapassá-los com sucesso! Foi um ano único e marcado por passos firmes que irão definir as nossas próximas vitórias. Por isso, recebam o nosso especial agradecimento, pela vossa confiança em nós e por nos fazerem existir, caminhando ao nosso lado.
 
Apresentamos-lhe a 1ª Edição da Newsletter da Casa do Empreendedor que fala, resumidamente, de cada instituição da Casa do Empreendedor e que fazem parte do Ecossistema de Financiamento à Economia. Outrossim destacamos dois grandes momentos em 2023 que foram; a "1ª Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial" (FEFE) e a "Missão SEBRAE" que trouxe à Cabo Verde uma delegação desta renomada instituição brasileira. 
 
Que 2024 seja de muitas mais concretizações e que seja sobretudo um ano de colheita dos vários frutos semeados em 2023. 
 
Desejamos a todos uma excelente leitura. 
 
 
 
 
 
 
 

Regulamento Concurso de Ideias - PROMEBII

Este regulamento define as regras que regulam o funcionamento da edição 2023 do concurso de ideias. 

O concurso insere-se no quadro da operacionalização do PROMEB (Programa de Assistência Técnica para a Promoção da Economia Azul). Artigo 2º (Objetivos do Concurso de Ideias) 

O concurso tem como objetivo geral identificar, atrair e promover o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e iniciativas empreendedoras que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana. 

Aceda ao regulamento : 

 

II edição da Newsletter da Casa do Empreendedor

Caros Parceiros

Empresários e empreendedores!

Finalizamos o mês de março com a II Edição da nossa Newsletter da Casa do Empreendedor.

Esta edição tem como nota abertura uma análise do Administrador Executivo da Pró Empresa, Adilson Gomes sobre a Economia Criativa em Cabo Verde e seus desafios.

A Final do Concurso PROMEB II, 2ª edição é outro destaque desta edição. A mesma aconteceu a 29 de fevereiro em Tarrafal de Santiago e premiou os três melhores projetos apresentados no âmbito da Economia Azul. O evento foi presidido por sua Excelência, Secretária de Estado do Fomento Empresarial Dra. Adalgisa Vaz, e contou com a presença de representantes dos parceiros internacionais e instituições.

Por fim, neste número, trazemos a trajetória inspiradora de dois empreendedores financiados pelos programas da Pró Empresa e que merecem o nosso reconhecimento, pela capacidade de adaptação a estes novos tempos.

 Confira essas e outras notícias e boa leitura!

Pró Empresa participa no 1º Fórum Internacional de Reconversão da Economia Informal

A Pró Empresa, através da Diretora de Gestão de Programas, Sandra Borges, participou no 1º Fórum Internacional de Reconversão da Economia Informal que decorreu nos dias 19 a 20 de setembro em Luanda, sob o lema "Reconversão da Economia Informal - O Vetor para o Crescimento Económico e a Sustentabilidade Fiscal".
 
A representante da Pró Empresa foi uma das participantes da Mesa Redonda - "Boas Práticas sobre uma abordagem de Transição da Economia Informal", onde partilhou a Experiência de Cabo Verde quanto a problemática da formalização da economia informal. No painel participaram também, representantes da OEACP (Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico), SEBRAE (Brasil), UCAN (Angola), AFC Parteners (Angola) e IPEME (Moçambique).
 
Este Fórum é uma iniciativa do Governo Angolano, sob execução do Ministério da Economia e Planeamento, no quadro do Programa de Reconversão da Economia e Informal, PREI.
 

Concurso Nacional de Ideias para projetos da Economia Azul, no âmbito do Programa de Assistência Técnica para a Economia Azul - PROMEB II.

O concurso insere-se no quadro da operacionalização do PROMEB (Programa de Assistência Técnica para a Promoção da Economia Azul)no quadro do projeto GCP/CVI/051/SPA - Promoção do empreendedorismo na Economia Azul, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e implementado pela FAO e operacionalizada pela Pro Empresa.

  1. O concurso tem como objetivo geral identificar, atrair e promover o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e iniciativas empreendedoras que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana.  

 

  1. Como objetivos específicos, pretendem-se: 
    1. Promover o desenvolvimento de ideias que possam contribuir para um maior aproveitamento das potencialidades de cada ilha, ao nível da Economia Azul; 
    2. Criar oportunidades para que os jovens possam transformar ideias em negócios; 
    3. Estimular os jovens a apresentar projetos inovadores, dinâmicos e exequíveis para a economia Azul; 

 

O concurso irá funcionar em 3 (três) fases, sendo: 

  1. Numa primeira fase um concurso local, ao nível dos municípios; 
  2. Numa segunda fase, ao nível da ilha; e  
  3. Numa terceira fase, um concurso nacional, com as candidaturas apuradas das ilhas.  

 

Serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados: 

 

  • 1º Premio – 521 585 CVE (Quinhentos e vinte um mil, quinhentos e oitenta e cinco escudos) 
  • 2º Premio – 312 951 CVE (Trezentos e doze mil, novecentos e cinquenta e um escudos) 
  • 3º Premio – 208 634 CVE (Duzentos e oito mil, seiscentos e trinta e quatro escudos) 

A candidatura ao concurso será através da plataforma https://proe.proempresa.cv/.

 

Agarre esta oportunidade e e veja a tua ideia de negócio virar uma realidade.