FPI - Fundo Pro Impacto

Foi apresentado, ontem na cidade da Praia, o Fundo Pro Impacto (FPI) que consiste em um fundo de impacto de capital de risco (Private Equity) constituído em Cabo Verde e com o objetivo principal de investir em pequenas e medias empresas (PMEs) privadas nacionais, com o intuito de apoiar negócios e empreendimentos críticos ao desenvolvimento da economia local. Isto, oferendo alternativas de financiamento e proporcionando agilidade operacional.
 
O FPI resulta de uma parceria público-privada entre a Pro-Capital (o veículo de capital de risco do Governo de Cabo Verde) a West Africa Trade & Investment Hub, financiada pela USAID, o Banco Mundial e a Injaro Investments Limited. A parceria é gerida pela Investment Capital Partners, SA.
 
Trata-se de mais um importante mecanismo montado em resposta direta aos efeitos adversos da pandemia de COVID-19 no setor privado, com o intuito de melhorar o acesso ao financiamento a longo prazo para as PMEs – pelo que, e entre vários outros, conta com todo o engajamento do Governo de Cabo Verde.
 
É um instrumento que investe na expansão de pequenas e médias empresas que operam nos diversos setores da economia nacional, nomeadamente: Transporte & logística; Inclusão Financeira; Agro-negócio; Educação; Saúde; Indústria; Energias Limpas.

Print   Email