Comité de Política Monetária propõe manutenção do actual nível da taxa de juro do banco central

0
0
0
s2sdefault

O Comité de Política Monetária (CPM) propôs ao conselho de administração do Banco de Cabo Verde (BCV), na sua última reunião realizada 25 de Feveiro, a manutenção do actual nível das taxas de juro.

De acordo com um comunicado publicado no site do banco central, a taxa a directora deverá manter-se nos 1,5%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez nos 3%, a taxa da facilidade permanente de absorção de liquidez em 0,1% e a taxa de redesconto nos 5,5%.

O CPM adianta que a decisão teve por base a análise dos desenvolvimentos macrofinanceiros recentes e das suas perspectivas de evolução para os próximos meses.

“Com efeito, o Comité atestou que os indicadores disponíveis sugerem que o enquadramento externo, ainda que menos favorável, continuou a beneficiar a procura externa dirigida ao país e o financiamento na economia nacional, além de contribuir para a redução da inflação importada”, refere o documento.

Durante a reunião o CPM avaliou favoravelmente o desempenho da economia nacional, que terá mantido uma boa dinâmica no quarto trimestre de 2019, de acordo com a evolução dos indicadores de tendência da actividade económica.

Igualmente positivo foi avaliado o “crescimento comedido” do índice de preços no consumidor (IPC), cuja taxa de variação média anual se fixou em 1,2%, em Janeiro e a melhoria da balança corrente, que registou um défice de 2.908 milhões de escudos nos primeiros três trimestres do ano anterior, valor três vezes inferior ao registado no período homólogo, reflexo, sobretudo, do aumento das exportações de serviços.

Criado a 27 de Outubro de 2004, o CPM tem como objectivo a análise periódica da informação disponível como suporte ao processo de tomada de decisão do Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde.

Até à realização da próxima reunião ordinária, prevista para o dia 7 de Abril de 2020, o Comité promete continuar a monitorar os indicadores macrofinanceiros e os factores de risco aos equilíbrios interno (tendência da inflação) e externo (evolução das reservas externas oficiais), para em caso de necessidade intervir no sentido da sua mitigação.

 

Fonte: Inforpress - https://www.inforpress.cv/comite-de-politica-monetaria-propoe-manutencao-do-actual-nivel-da-taxa-de-juro-do-banco-central/


Imprimir   Email

Video

+ Slide
- Slide
  • 00:00